Almanaque Alagoas - Vida inteligente na web
Federalcred Leste

Notícias

Cultura
Divulgação

13 de Junho de 2011

Quadrilhas abrem programação do Marechal Forró Folia

Os grupos têm que fazer bonito em cinco categorias, coreografia, figurino, originalidade, marcador e casamento

O bairro Taperaguá, no município de Marechal Deodoro, se transformou em um grande “arraiá”. É que, neste domingo (12), teve início a 12ª edição do Marechal Forró e Folia. A festa vai até o dia 29, com apresentações de quadrilhas e de bandas e trios de forró. Três quadrilhas se apresentaram nesta véspera de Santo Antônio: duas da cidade de Maceió, Rosa dos Ventos e Pé de Serra, e uma do município de Igaci, Arrasta pé. O trio de forró Marechais do Forró e as bandas Bakana’s e Baby Som encerram a primeira noite do São João de Marechal.

O secretário de cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, é dos jurados do concurso de quadrilhas. Ele explicou que os grupos têm que fazer bonito em cinco categorias, coreografia, figurino, originalidade, marcador e casamento. Carlito Lima elucidou que as quadrilhas foram originadas no século 16, na Inglaterra. E que a tradição foi levada para França e só depois chegou ao Brasil. Mas, antigamente, só os nobres dançavam quadrilha.

Os grupos ainda mantêm alguns itens, como as expressões francesas anavantur e anarriê e o casamento matuto. A diferença é que hoje as quadrilhas são estilizadas, cada uma tem uma coreografia, de acordo com a música. A quadrilha é um grande baile em comemoração ao casamento. “Essas quadrilhas têm mais fantasias, mais alegorias e a dança é diferente, é mais sofisticada, é um espetáculo”, disse Carlito Lima.

O prefeito Cristiano Matheus explicou que a intenção é resgatar as quadrilhas. “Queremos resgatar a cultura na cidade onde Alagoas nasceu”. Ele também disse que a festa gera renda para a cidade. ”Os ambulantes são de Marechal, o turista está visitando a praia do Francês e mais gente está conhecendo a cidade onde a República nasceu”, complementou Cristiano Matheus.

O professor de educação física Rafael Gustavo deixa o uniforme esportivo de lado e põe roupa de ‘matuto’ durante o mês que se comemoram Santo Antônio, São João e São Pedro. Neste período, ele se transforma em dançarino de quadrilha. Esta é a quarta vez que Rafael integra uma quadrilha. Ele está há um ano na Rosa dos Ventos, que se apresentou neste domingo. Rafael Gustavo disse que os componentes pagam uma mensalidade, que serve para custear costureira, produção, botas. As roupas também são de responsabilidade de cada componente. A que ele está usando, de população, custa cerca de R$ 500. Um destaque como noiva, rainha, príncipe, chega a custar mais de RS 1000. Ele disse que o prazer de dançar vale todo o esforço.

A Rosa dos Ventos existe há sete anos, e assim como as outras quadrilhas, começa a ensaiar muito antes do São João. “Começamos a ensaiar em novembro, é como no carnaval, quando acaba um, já começamos a preparar outro”, disse o dançarino de quadrilha.

“Acho lindo as quadrilhas de fora, quero que Marechal tenha uma quadrilha bonita também. Acho bom que estão resgatando esse São João”, falou a pernambucana Luna, que está em Alagoas há 20 anos. A festa foi 'montada' na praça da igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Confira a programação do Marechal Forró Folia:

DATA : 12/06 - TAPERAGUÁ

BANDA

BABY SOM

BAKANAS

FORRÓ DO MALANDRO

DATA : 13/06 - TAPERAGUÁ

BANDA

MAGNÍFICOS

LABAREDAS

DATA : 17/06 - TAPERAGUÁ

BANDA

ALCIMAR MONTEIRO

DATA : 18/06 - PALCO DAS QUADRILHAS

BANDA

NA PISADA DO VAQUEIRO

IMPACTO DO FORRÓ

DATA : 23/06 – POVOADO PEDRAS

BANDA

AMAZAN

RUI E ROGÉRIO

DATA : 24/06 – POVOADO PEDRAS

BANDA

FASCÍNIO

DEBOCHADOS DO FORRÓ

DATA : 28/06 - TAPERAGUÁ

BANDA

LIMÃO COM MEL

A FORROZADA

DATA : 29/06 - TAPERAGUÁ

BANDA

JORGE DE ALTINHO

CHEIA DE CHARME

Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro

Comentários

Anna licia b. lima

22 de Junho de 2011

esse são joão está arrasando! parabéns a todos da organização... moradora de marechal

marcia veronica araujo silva

13 de Junho de 2011

Parabenizo pelo secretario carlito lima

Fabiano
id5 soluções web Tengu Criação - Tengu :: Tecnologia id5