Heloísa volta defender candidatura de Marina Silva

14 / 04 / 10

Ex-senadora disse que vai convocar um congresso extraordinário do PSol para revê escolha de Plínio Sampaio

A ex-senadora e atual vereadora por Maceió, Heloísa Helena (PSol), disse hoje pela manhã, em entrevista a uma emissora de rádio local, que vai convocar um congresso extraordinário do partido para revê a escolha de Plínio Arruda Sampaio, como pré-candidato à Presidência, nas eleições deste ano. “Aceito a decisão da base partidária e não da cúpula”, afirmou Heloísa. Para ela, o PSol deveria apoiar a candidatura da ex-ministra Marina Silva (PV).

“O partido poderia dar uma contribuição enorme ao País se colocasse em pauta as propostas sobre o desenvolvimento sustentável, que a senadora Marina Silva quer colocar, com a sua candidatura à Presidência”, afirmou Heloísa, que é presidente nacional do PSol, mas perdeu o controle do partido. “É triste. Você constói a casa e chega alguém, que não fez nada pela construção, e quer tomar essa casa”, disse ela, em tom enigmático.

Heloísa defendia a pré-candidatura do goiano Martiniano Cavalcante, mas o partido escolheu Plínio Sampaio. A escolha foi sábado (10/4), na 3ª Conferência Nacional do PSol, realizada na Casa do Estudante Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em protesto, Martiniano não compareceu e o ex-deputado federal Babá retirou sua candidatura em favor de Sampaio, eleito por unanimidade pelos 90 delegados presentes.

A vitória de Plínio Sampaio, que é promotor público aposentado e presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), provocou um racha no PSol. Por isso, a grande missão dele é unir o partido, caso contrário sua candidatura será inviabilizada. Ele foi três vezes deputado federal, secretário de Estado e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 2006, candidatou-se ao governo de São Paulo pelo PSol e ficou em quarto lugar.

Heloísa Helena, que é pré-candidata ao senado por Alagoas, disse ainda que a decisão de convocar um congresso extraordinário para discutir eleições presidenciais foi tomada por “uma parte significativa” do partido, que não aceita a pré-candidatura de Plínio Sampaio. A ex-senadora não quis citar nomes, mas disse que o grupo se reuniu no último sábado, em um evento paralelo ao 3º Congresso do PSol, para dar outro rumo político ao partido.

Para a ex-senadora, a ecolha de Plínio Sampaio foi feita de forma anti-democrática, com o descredenciamento de representantes de pelo menos três Estados: Acre, Roraima e Minas Gerais. “Por isso, não aceitamos essa pré-candidatura e vamos retomar o assunto no congresso extraordinário, onde a vontade da base deve prevalecer”, afirmou Heloísa, que declara apoio à Marina Silva, embora o PV esteja coligando-se com o DEM e o PSDB, no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *