Morre o ex-governador Luís Abílio

14 / 04 / 10

Ele sofria de diverticulite aguda e estava internado no hospital Artur Ramos

O ex-governador Luís Abílio de Souza Neto faleceu aos 73 anos na madrugada desta quarta-feira (14), no hospital Artur Ramos, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió. Ele sofria de diverticulite aguda e estava internado para tratamento.

O corpo é velado no Cemitério Campo Santo Parque das Flores, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins.O sepultamento será às 16:30.

No dia 19 de janeiro, o ex-governador passou por uma cirurgia para retirada de parte do seu intestino grosso, a intervenção foi motivada por uma diverticulite aguda. Ele ficou internado 14 dias, sendo seis deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Histórico

Luis Abílio assumiu o governo do estado de Alagoas no período de março a dezembro de 2006, quando Ronaldo Lessa deixou o mandato para concorrer ao Senado da República.

Ele era formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), de onde era professor desde 1972. Era também funcionário da Secretaria Estadual de Educação, desde a década de 60. Foi presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), por dois mandatos e vice-presidente e membro do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea).

Na administração pública municipal, durante a gestão do ex-governador Ronaldo Lessa à frente da Prefeitura de Maceió, Luis Abílio foi secretário de Governo, presidente do Instituto Municipal de Planejamento e Articulação Regional (Impar) e superintendente Municipal de Transportes e Trânsito.

Já no estado, ele assumiu o comando do Gabinete Civil e da Secretaria de Planejamento, de onde se afastou em abril de 2002 para pleitear o cargo de vice-governador na chapa vitoriosa de Ronaldo Lessa.

O que é diverticulite*

A diverticulite é a inflamação de um divertículo, uma espécie de pequena bolsa que se forma para fora da parede intestinal.

A doença ocorre com maior freqüência, sendo semelhante em homens e mulheres, com o aumento da idade. Um terço das pessoas com mais de 50 anos e 2/3 daquelas com mais de 80 anos tem divertículos no cólon do intestino, porém a grande maioria é assintomática.

Apesar de não ser totalmente conhecida a origem, acredita-se que dois fatores estejam associados ao surgimento dos divertículos: o aumento da pressão no interior do intestino e um enfraquecimento de pontos da parede intestinal.

Os sintomas mais comuns da diverticulite são um desconforto doloroso na região inferior esquerda do abdome com variável tempo de duração e que alivia com a eliminação de gases ou fezes e diarréia ou constipação (prisão de ventre).

*Com informações do portal ABC da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *