IZP exibe filmes e incentiva produção audiovisual no CEPA

24 / 08 / 10

IZP exibe filmes para alunos do Cepa e incentiva produção audiovisual local

O IZP, em parceria com o Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares (Nace) da Ufal, estão proporcionando a exibição de filmes de arte para estudantes da rede estadual de ensino e para o público em geral. As sessões, gratuitas, acontecem no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, às terças-feiras, às 15h, seguidas de debates.

A iniciativa teve inicio esta semana com a exibição do filme Frida, de Julie Taymor. Nas próximas sessões, “Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón”, “Fale com ela” e “Volver”, todos do cineasta espanhol Almodóvar. Além disso, será realizada curadoria sobre filmes que tratam sobre teatro e dança.

“Temos programado ainda para este ano, além da exibição dos filmes, peças teatrais e algumas oficinas, sendo todos esses projetos voltados para os alunos do Cepa”, ressalta Júnior Almeida, diretor do Teatro Linda Mascarenhas, lembrando que a iniciativa de abrir espaço para os estudantes da rede pública tem o apoio e parceria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

“Nesse projeto ninguém se coloca numa posição de saber mais, ou melhor, são pessoas com diferentes saberes que vão trocar ideias,” comenta a coordenadora geral do Nace, Nara Salles. Para ela, essa parceria IZP/Ufal possibilita que o saber construído dentro da universidade possa ser compartilhado com o alunado do Cepa.

Olhar Circular – Como forma de incentivar a produção audiovisual alagoana, a TV Educativa de Alagoas (TVE), por sua vez, iniciou a exibição de documentários produzidos pelo projeto “Olhar Circular”, iniciativa que busca fomentar produções realizadas por jovens de comunidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no estado.

Os trabalhos foram produzidos em 2008 e estão sendo exibidos todas às quartas-feiras, às 19h, no programa Cine +. Veiculação vai até o dia 29 de setembro.

“Ver os filmes exibidos em uma TV Pública nos dá uma sensação de missão cumprida, mas a luta continua por recursos para elaboração de novas oficinas em outras comunidades”, chama a atenção Glauber Xavier, coordenador do projeto Olhar Circular.

“Começamos em 2007 apenas com oficinas, mas hoje o projeto já tem um caráter de programa; além das oficinas, exibimos filmes e encaminhamos alunos pro mundo do trabalho”, diz.

Além do documentário “Marechal – Terra dos Músicos”, que foi ao ar esta semana, também será exibido este mês o trabalho “Nas Margens”, no próximo dia 25. Em setembro, será a vez das películas “Debaixo da Luz do Sol”, dia 1; “Entre a espada e a rabeca”, dia 8; “Caminhos da Juventude”, dia 15; “Anda, Zé Pequeno, anda”, dia 22; e “Iraque – Terra da Esperança”, no dia 29, finalizando a mostra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *