Lula declara apoio a Renan em Alagoas

24 / 08 / 10

Renan conseguiu o que todos ainda lutam no Estado: uma declaração gravada de apoio de Lula

Enquanto dois dos principais candidatos ao governo de Alagoas — Fernando Collor de Mello (PTB) e Ronaldo Lessa (PDT) — travam uma batalha eleitoral e jurídica para mostrar o “apoio” que têm do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador e candidato à reeleição Renan Calheiros (PMDB) conseguiu o que todos ainda lutam no Estado: uma declaração gravada de apoio do cabo eleitoral mais disputado do país em 2010.

No horário eleitoral gratuito da TV, na noite desta segunda-feira (23), Lula usou a palavra para pedir votos para ex-presidente do Senado. “Quando for presidenta, Dilma vai precisar de senadores que apoiem os seus projetos e ajudem o Brasil a avançar no rumo certo. Por isso, aqui em Alagoas, vote em Renan Calheiros, que está com Dilma”, afirmou.

Ainda em seu programa, Renan tenta vincular sua imagem à do governo federal, afirmando sempre que apoiou e foi “importante” para os principais projetos do governo Lula, a exemplo do Bolsa Família (em que cita que foi relator), Luz Para Todos, reajuste dos aposentados e política de aumento real do salário mínimo. O horário eleitoral da TV ainda traz discursos de apoio à candidatura dele do senador Paulo Paim (PT-RS) e do deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP).

Enquanto Renan garante a exclusividade do apoio declarado de Lula, os candidatos ao governo usam todos os artifícios para afirmar que são apoiados pelo presidente e por sua candidata à sucessão, Dilma Rousseff (PT).

O ex-governador Ronaldo Lessa, que integra a Frente Popular por Alagoas, coligado com PT, PMDB e PCdoB, cita em vários momentos que é apoiado por Dilma e Lula, embora nenhum dos dois apareça na propaganda eleitoral. Até agora, o máximo que ele conseguiu foram os pronunciamentos de apoio da ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, e do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra.

Proibido pela Justiça eleitoral de citar Dilma e Lula na campanha, Fernando Collor utiliza seu jingle para dizer que “não adianta esconder, o povo sabe quem está apoiando Collor, e vai apoiar também”.

Na contramão da busca pelo apoio nacionalizado, o governador e candidato à reeleição Teotonio Vilela Filho (PSDB) ainda não citou, em nenhum dos seus programas de TV, que apoia ou é apoiado pelo candidato do seu partido à presidência, José Serra.

Collor lidera em Alagoas
Pesquisa do Instituto Gape indica que o senador Fernando Collor (PTB) tem 38% das intenções de voto na eleição para governador de Alagoas. Ronaldo Lessa (PDT) tem 23%. O governador, Teotônio Vilela (PSDB), 16%, e Mário Agra (PSOL), 1%. Brancos, nulos e indecisos são 21%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *