Olimpíadas e Paraolimpíadas Escolares 2010

06 / 09 / 10

Delegações com mais de 200 pessoas viajam esta semana para o Ceará e São Paulo

Alunos da rede estadual de ensino público que praticam várias modalidades esportivas participam das Olimpíadas Escolares e das Paraolimpíadas Escolares 2010, a partir desta semana, no Ceará e em São Paulo, respectivamente. As duas delegações somam mais de 200 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes.

A apresentação dos atletas e dos professores de Educação Física que fazem parte das delegações foi feita no auditório da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O Estado está custeando todas as despesas de viagem, hospedagem e alimentação.

Duas delegações

Segundo a professora Maria Luiza Oliveira, diretora de Desportos Escolares da secretaria, a delegação que viaja para Fortaleza conta com 163 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Já a delegação dos que viajam para São Paulo é composta por 39 pessoas, entre paraatletas, técnicos e assistentes.

“A delegação que vai para Fortaleza é composta de atletas de 12 a 14 anos, que irá competir em várias modalidades de esportes coletivos e individuais”, informou Luiza. Segundo ela, essa delegação vai viajar em quatro ônibus, que irão sair da frente do edifício sede da Secretaria.

Os atletas que irão competir nos esportes individuais – como atletismo, natação e judô – sairão de Maceió, da frente da secretaria, nesta quarta-feira (8), às 20h. O retorno desses atletas está previsto para o dia 13 de setembro. Em Fortaleza, eles ficarão hospedados no Hotel Vila Galé.

Já os atletas que irão competir nos esportes coletivos – como vôlei, handebol e basquete – irão sair de Maceió, também da frente da secretaria, no dia 13, às 20h. O retorno desses atletas está previsto para o dia 20 deste mês. Eles também ficarão hospedados no Hotel Vila Galé.

Ônibus e avião

O professor Eduardo Proffa, que coordena os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), disse que cada ônibus terá dois professores coordenando o trabalho de deslocamento dos alunos. “Além disso, em Fortaleza, os atletas só poderão sair pela cidade se estiverem acompanhados dos professores”, acrescentou.

Os alunos que irão participar das Paraolimpíadas Escolares vão viajar de avião. Por isso, vão sair no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. A viagem aconteceu na manhã desta segunda-feira (6). O retorno está previsto para o dia 11 de setembro. Na capital paulista, a delegação de Alagoas ficará hospedada no Hotel Holiday In.

Para a aluna Raiane Marinho, de 13 anos, que estuda na Escola Estadual Jornalista Lafaiete Belo, no Benedito Bentes, a participação nessa competição é a “realização de um sonho”. Ela faz parte da equipe de Ginástica Rítmica Desportiva, que irá representar Alagoas em Fortaleza.

A mãe de Raiane, a dona de casa Rita Marinho, disse que é a primeira vez que a filha viaja para uma competição fora do Estado. “Estamos muito felizes por essa oportunidade que a secretaria está proporcionando. Por isso, agradecemos o apoio do secretário Rogério Teófilo a todos os atletas”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *