Rei do futebol comemora 70 anos
NULL
Antes de deixar o futebol definitivamente, Pelé fez quatro despedidas: duas pela seleção brasileira, uma pelo Santos e uma pelo Cosmos. Todas recheadas de emoção e com estádios lotados. Confira como foi cada jogo de adeus do Rei do Futebol, que completa neste sábado (23) 70 anos de idade.
1º adeus – seleção brasileira em São Paulo
A primeira despedida de Pelé aconteceu diante da torcida paulista, no Morumbi. Em jogo pela seleção brasileira, ele marcou o único gol da equipe canarinho no empate por 1 a 1 com a Áustria. A partida foi realizada no dia 11 de julho de 1971, e o Brasil atuou com a seguinte formação: Félix, Zé Maria, Brito, Piazza, Everaldo (Marco Antônio). Clodoaldo e Gérson, Zequinha, Tostão, Pelé (Paulo César Caju), Rivellino. Técnico: Zagallo.
2º adeus – seleção brasileira no Rio
O adeus à seleção prosseguiu no Rio de Janeiro, dessa vez em um tom mais emocionante diante de mais de 138 mil torcedores. No Maracanã, o Brasil empatou por 2 a 2 com a Iugoslávia, e os gols do time verde-amarelo foram marcados por Gérson e Rivellino, no dia 18 de julho de 1971. Pelé foi substituído por Claudiomiro e deu uma volta olímpica no estádio, provocando um coro de milhares de torcedores: “fica, fica, fica”. A decisao do Rei, no entanto, era definitiva. Estava encerrada uma carreira na seleção com três títulos mundiais (1958, 62 e 70). O Brasil atuou com a seguinte formação: Félix, Zé Maria(Eurico) Brito, Piazza, Everaldo (Marco Antônio). Clodoaldo e Gérson. Zequinha, Vaguinho, Pelé (Claudiomiro) e Rivellino. Técnico : Zagallo.
3º adeus – Santos
Três anos depois, veio a despedida do Santos. Foram 18 anos, seis meses e 26 dias de dedicação ao clube de Vila Belmiro, com 1.116 jogos e 1.091 gols. No dia 2 de outubro de 1974, o Santos ganhou da Ponte Preta por 2 a 0, mas Pelé deixou o campo bem antes do fim. Aos 21 minutos do primeiro tempo, Pelé recebeu a bola próximo ao meio-de-campo, a pegou com a mão e ajoelhou-se, virando-se para os quatro lados do estádio Urbano Caldeira. No clube da Vila Belmiro, foram cinco títulos da Taça Brasil, um do Roberto Gomes Pedrosa, 10 títulos paulistas, dois da Libertadores e dois mundiais.
Um ano depois de deixar o Santos, ele aceitou o desafio de desenvolver o futebol norte-americano e jogou pelo Cosmos. Foram mais dois anos, até que ele marcasse o jogo do adeus definitivo no dia 1º de outubro de 1977 contra o Santos. Ele atuou um tempo por cada equipe, e a partida terminou com vitória do Cosmos por 2 a 1, no Giants Stadium, em Nova York, diante de 75 mil pessoas. Foram 65 gols em 107 jogos pelo Cosmos e o título do Campeonato Norte-Americano de 1977.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
MPF-AL pede adiamento das inscrições no Sisu
Ação visa garantir vista das provas e dos espelhos de correção da redação do Enem
Há 23 anos, Collor era eleito Presidente
Quatro milhões de pessoas decidiram o pleito em favor do “Caçador de Marajás”
Veja diz que Valério envolve Lula no mensalão
Revista traz matéria com Marcos Valério acusando ex-presidente de comandar esquema de corrupção