IMA orienta turistas e jangadeiros

09 / 11 / 10

Equipes do IMA intensificam trabalho de monitoramento nas áreas recifais de Alagoas

Chegou a temporada em que as belezas naturais de Alagoas mais encantam visitantes vindos de várias partes do mundo. Enquanto a maioria se diverte e se encanta com o ecossistema encontrado na capital e no litoral alagoano, uma equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) desenvolve ações de controle e monitoramento para garantir que o meio ambiente seja preservado e continue a despertar tanta admiração de turistas e orgulho dos alagoanos.

O projeto Conduta Consciente em Ambientes Recifais é um dos programas desencadeados pelo IMA, e intensificado na alta temporada num dos locais mais frequentados por turistas em Alagoas: as piscinas naturais. Seja em Maceió, em Paripueira ou Maragogi, equipes multidisciplinar desenvolvem ações de conscientização não só com os visitantes, mas com jangadeiros, guias, comerciantes, pescadores e vendedores ambulantes.

“A ideia é sensibilizá-los para o fato de que podemos explorar os meios, desde que de forma consciente. Tanto os turistas, quanto quem os recebem. Não é raro encontrarmos jangadeiros que ancoram as embarcações nos corais ou que, para atrair os cardumes, jogam pão para os peixes, além de retirar do ecossistema, organismos como corais e animais marinhos para levar como suvenir. São atitudes que temos de monitorar, alertar para que não se repitam”, explicou Ricardo César Barros de Oliveira, coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA.

Periodicamente, centenas de turistas se encantam com a biodiversidade das piscinas naturais de Paripueira, no litoral Norte de Alagoas, por exemplo, e para conservar tal ecossistema uma equipe técnica do IMA, acompanhada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) monitora o trabalho dos profissionais que recepcionaram os visitantes vindos de vários pontos do país.

Além de orientar sobre as formas de aproveitar a natureza sem prejudicá-la, a equipe do IMA explica sobre as espécies da fauna e flora encontradas nos ambientes recifais.

TV Cultura exibirá programa sobre recifes alagoanos

Dentro de pouco tempo, nem só os que aportam em terras Caetés terão a oportunidade de conhecer a biodiversidade privilegiada do litoral alagoano. Uma equipe do programa Expedições, da TV Cultura, está gravando um episódio específico sobre os ambientes recifais encontrados no Estado.

As gravações iniciaram no último sábado, em Porto de Pedras, no Rio Tatuamunha, área de reintrodução do peixe-boi-marinho. No domingo, a captação de imagens subaquáticas seguiu nas áreas recifais adjacentes às piscinas naturais de Paripueira, onde as equipes exploraram a diversidade da fauna e da flora local. As gravações no litoral alagoano devem acontecer até, janeiro do próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *