Representante da ONU visita Maceió
NULL
A urbanista Raquel Rolnik, relatora especial da Organização das Nações Unidas para o Direito à Moradia Adequada, visita Maceió, nesta sexta-feira (19), para ministrar palestra, às 14h, no Espaço Cultural da UFAL, e conhecer, às 10h, a cooperativa de reciclagem de lixo da Vila Emater, situada nas proximidades do antigo lixão da capital.
Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Raquel Rolnik foi diretora de planejamento da cidade de São Paulo e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. Prestou consultoria em política urbana e habitacional a governos, organizações não-governamentais e agências internacionais.
Em Maceió, Rolnik participará de uma oficina sobre os significados dos territórios de referência dos pontos de cultura localizados em áreas urbanas e rurais, do ponto de vista do direito à cidade e aos lugares de vida.
Antes, ela visitará a comunidade da Vila Emater, no entorno de Jacarecica, onde funciona o Projeto CoopVila – “Do lixão da Emater para a coleta seletiva”.
Apoiado pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, o projeto beneficia cerca de 80 famílias que sobrevivem do reaproveitamento de materiais recicláveis.
Promovido pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu e a Rede Alagoana dos Pontos de Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, o evento faz parte das atividades do prêmio Tuxaua 2009 – Projeto Construção da Cartografia dos Pontos de Cultura de Alagoas: tecendo a rede.
Para Ana Lúcia Menezes, articuladora do Prêmio Tuxaua, a construção da Cartografia significa “uma releitura das dinâmicas sociais, culturais e políticas locais de forma a dar visibilidade ao contexto cultural, a seus atores e ao trabalho desenvolvido pelos Pontos de Cultura nas suas comunidades de referência”.
Durante os debates, haverá a apresentação do vídeo: “O lixão sai, a gente fica”, produzido por alunos do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, com financiamento do Fundo Nacional do Meio Ambiente.
O evento é aberto aos 42 Pontos de Cultura de Alagoas, a pesquisadores e público em geral interessado na temática.
Programação:
Data: 19 de novembro de 2010
Local: Auditório do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas/ Praça Sinimbu
Abertura
Ana Lúcia Ferraz de Menezes
Articuladora do Prêmio Tuxaua Construção da Cartografia dos Pontos de Cultura de Alagoas: tecendo a rede.
Regina Dulce Barbosa Lins
Coordenadora do Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade – NEST/FAU/UFAL
Apresentação do vídeo: O lixão sai, a gente fica.
Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu/ Fundo Nacional do Meio Ambiente
Palestras
Raquel Rolnik
Arquiteta/Urbanista
Relatora Especial para o Direito à Moradia Adequada.
Conselho de Direitos Humanos da ONU
Luiz Fernando de Almeida
Arquiteto/Urbanista
Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Apagão deixa Alagoas às escuras por 4 horas
Falta de energia no Norte e Nordeste foi causado por falha em disjuntor no Pará
TJ afasta juiz de Coruripe do processo de falência da Laginha
Desembargador considerou que o juiz usou palavras com intenção de denegrir a imagem da empresa
Chuvas provocam estragos em locais de risco em Maceió
Volume de chuvas para o mês de maio é o maior em quatro anos, na capital do Estado