Homens sofrem mais acidentes de trânsito, diz HGE

04 / 12 / 10

NULL

Sinal amarelo. Um levantamento do Hospital Geral do Estado (HGE) serve de alerta a todos. De acordo com os dados do hospital de janeiro a novembro deste ano foram registrados 8.170 atendimentos em decorrência dos acidentes de trânsito. Os homens são os que mais se envolvem em acidentes de trânsito, enquanto que as colisões e acidentes com motocicleta lideram a lista com 2.957 e 2.513 ocorrências, respectivamente.

Para o gerente geral do HGE, Carlos Alberto Gomes, essa realidade reflete o excesso de autoconfiança dos condutores e as constantes imprudências, que muitas vezes têm como saldo a morte de famílias, amputação de membros ou incapacidades físicas permanentes.

“O álcool e o desrespeito às leis de trânsito são os principais causadores de tais acidentes. As estatísticas mostram que os homens são os que mais se envolvem em acidentes; somente esse ano, já foram 6.568 atendimentos. O tratamento das vítimas do trânsito é demorado e causa muito sofrimento, tanto para o paciente como para a família”, explicou, acrescentando que os custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) também são elevados.

De acordo com o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same), depois das colisões e acidentes de motocicleta, os atropelamentos ocupam o terceiro lugar no ranking de acidentes de trânsito, seguidos das ocorrências envolvendo bicicletas e capotamentos. Sábado e domingo continuam como os dias de maior número de acidentes. A faixa etária entre 25 e 34 anos é a mais atingida e o horário de entrada dos pacientes no HGE é mais frequente entre 18h e 20h59.

No ano passado, o Same computou 8.330 atendimentos, sendo 2.762 colisões, 2.435 acidentes de moto, 1.525 atropelamentos, 1.207 acidentes de bicicleta e 401 capotamentos. Do total, 6.202 vítimas são procedentes de Maceió.

Mobilização – Com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres, a Diretoria de Promoção à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá realizar no sábado (4), uma atividade sobre Educação no Trânsito. O evento irá acontecer na Praça Multieventos, na Praia de Pajuçara, das 8h às 16h.

Segundo Eloy Yanes Martin, da Diretoria de Promoção à Saúde, Alagoas está em terceiro lugar entre os Estados que conseguiram reduzir o número de acidentes depois da implantação da Lei Seca, mas mesmo assim, a Sesau vem desenvolvendo ações para conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *