Vigilância Sanitária fará blitz em farmácias

04 / 12 / 10

Ação tem o objetivo de detectar se os estabelecimentos estão cumprindo determinação da Anvisa

Técnicos da Vigilância Sanitária estadual realizam, na segunda-feira (6), uma Blitz Educativa, a partir das 9h, nas farmácias de Maceió. A ação tem o objetivo de detectar se os estabelecimentos estão cumprindo a determinação da RDC 44/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que obriga a venda de antibiótico mediante a apresentação e retenção da receita. Desde o dia 28 de novembro que a RDC entrou em vigor.

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, os técnicos irão percorrer farmácias e drogarias, com o objetivo de conscientizar e orientar em relação à norma que está em vigor desde o dia 28 de novembro. “Desde o final do mês passado, os estabelecimentos que comercializam medicamentos só podem vender antibióticos com a apresentação da receita em duas cópias, uma ficará na farmácia e a outra devolvida ao paciente com carimbo para comprovar a dispensação. A receita terá validade de dez dias”, explicou Bezerra.

A decisão da Anvisa surgiu após verificar o crescimento de casos de infecções hospitalares por microorganismos resistentes a antibióticos.

Informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. No Brasil, o consumo chega a 40% dos medicamentos comercializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *