200 pássaros silvestres são apreendidos em São Miguel

24 / 01 / 11

NULL

Desde a última sexta-feira, dia 21, policiais militares do Batalhão Ambiental realizam a Operação “Via Ápia”, de cunho nacional, com o objetivo de combater o comércio ilegal de pássaros silvestres nas rodovias de todo o Estado.

Ao todo, sete pessoas estiveram envolvidas, entre policiais militares e técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A equipe percorreu os litorais Norte e Sul, pelas cidades de Maceió, Penedo, Delmiro Gouveia, Maragogi e São Miguel dos Campos. Na última, os pássaros foram apreendidos em uma feira livre. No total foram apreendidos cerca de 200 passarinhos, jandaias e papagaios.

“Muitos dos animais estão maltratados e debilitados; alguns animais foram soltos nas matas próximo ao habitat natural das aves, pois, foram recentemente capturadas e ainda estavam agressivas e em bom estado de vôo. As demais aves levamos ao Centro de triagem de animais silvestres do Ibama, para a reabilitação e posterior liberdade” relatou o Analista Ambiental Giovani Pacelli.

A Lei dos Crimes Ambientais prevê detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500,00 à R$ 5.000,00 por cada espécie de animais silvestres comercializada ilegalmente.

“Só há o tráfico porque existe demanda, se as pessoas não comprassem os pássaros oriundos do tráfico, o comércio ilegal de animais silvestres não seria tão rentável” completou o Tenente Anderson Barros.

A equipe retorna a Maceió ainda na tarde desta segunda feira (24) e os animais apreendidos serão levados ao Ibama.

Para denunciar o tráfico de animais silvestres ou desmatamentos ilegais, a população pode ainda contra com dois telefones úteis: Disk Denúncia BPA: 3315-4325 e Linha Verde: 0800-61-8080.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *