Igesp faz inspeção no Baldomero Cavalcanti

28 / 01 / 11

NULL

Atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual, a Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) por meio da Ouvidoria Geral, está fazendo inspeção em módulos da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira. O objetivo da ação é averiguar supostos abusos cometidos por agentes penitenciários aos reeducandos durante o princípio de rebelião da última sexta-feira (21).

A inspeção foi coordenada pelo ouvidor geral da Igesp, major PM Marcos Lima, com participação da gerente de Saúde do Sistema Penitenciário, capitão PM Marione Martins, e mais quatro técnicas em enfermagem. De acordo com Lima, a Ouvidoria já começou um trabalho de investigação para identificar os culpados pelos excessos e garante que os responsáveis serão penalizados.

“Estamos visitando cada uma das celas e vendo a situação de cada um dos presos. Todos eles estão sendo ouvidos e aqueles que apresentam alguma lesão ou ferimento estão sendo tratados e encaminhados para o IML para fazer o exame de corpo de delito”, destacou Lima.

A visita do ouvidor ao presídio acontece em meio a denúncias feitas por parentes de presos de que agentes penitenciários teriam torturado detentos durante a operação para conter um motim na unidade, há uma semana.

Princípio de rebelião
Na última sexta-feira (21), em meio ao processo de negociação entre o governo de Estado e o Sindicato dos Agentes Penitenciários, reeducandos dos módulos um, quatro e cinco do presídio Baldomero Cavalcanti se rebelaram. Os presos destruíram celas, instalações sanitárias e atearam fogo em colchões e roupas. Na ocasião, agentes penitenciários do Baldomero e de outras unidades fizeram a contenção dos detentos rebelados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *