Alagoas sofre com a carência de policiais
NULL
Com a maior taxa de homicídios já registrada por um Estado brasileiro em todos os tempos –71,3 mortes para cada 100 mil habitantes em 2010–, Alagoas sofre com a carência de policiais militares nas ruas e policiais civis para investigar os crimes. Segundo informações oficiais obtidas pelo UOL Notícias, o efetivo atual das polícias Militar e Civil é menor do que a carência de servidores na área.
A Polícia Civil informou que tem 1.998 homens trabalhando, mas o déficit de policiais chega a 2.467. Já a Polícia Militar, que tem 8.066 praças e oficiais, deveria ter um efetivo, de acordo com previsão no regimento, de 16 mil policiais. Outra preocupação é que a média de idade da corporação chega a quase 40 anos, considerada muito alta.
Segundo o governo do Estado, nos últimos quatro anos foram adquiridas 400 novos carros, armas e equipamentos, e delegacias foram reformadas. Mas o ingresso de policiais no quadro foi praticamente insignificante e menor que a saída de agentes. O último concurso da Polícia Militar ocorreu em 2006. Em 2007, segundo o governo do Estado, 1.000 militares foram convocados. Já em 2008 e 2009, nenhum policial foi chamado. Em 2010, ao apagar das luzes do prazo de validade do concurso, 900 foram convocados, mas apenas 576 se apresentaram e foram classificados como aptos.
Já na Polícia Civil a situação é mais crítica. O último concurso ocorreu em 2001 e nenhum novo policial ingressa no quadro há pelo menos cinco anos.
Polícia tenta remediar falta de homens
Sem o efetivo desejado, a solução é usar a criatividade. O comandante da Polícia Militar, Luciano Silva, disse ao UOL Notícias que a corporação apela para “boas práticas” e “inteligência” para minimizar a deficiência de efetivo. “As estatísticas apontam o horário de maior incidência dos crimes: é das 13h às 1h da madrugada. Então, nesse horário trabalhamos com o reforço no efetivo, com todas as viaturas na rua.”
Silva afirmou ainda que outras táticas também são adotadas pela corporação. “O nosso trabalho vai de acordo com o tipo e o local de violência, conforme as ocorrências. Se naquele momento estamos trabalhando no combate ao tráfico de drogas ou no combate a roubos e assaltos, designamos grande parte do nosso efetivo para se engajar naquele trabalho, conforme necessidade do momento.”
Para o comandante da PM, para combater o crescimento da criminalidade é preciso um trabalho complexo de várias forças. “O crime antes de ser policial é social. Tem de haver investimento em educação, oportunidade de emprego, além do engajamento da família, da igreja, do Poder Judiciário, entre outros, para que se comece a resolver esse problema em longo prazo.”
Sem previsão para concurso
Embora afirme ter interesse em contratar mais policiais, o Estado diz que não há prazo para lançamento de um novo edital.
Segundo o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) já solicitou um estudo de impacto financeiro para a realização de concurso público para saber a disponibilidade de caixa para policiais. “O processo para concurso já foi iniciado. O estudo foi pedido no início do segundo mandato e deve levar 90 dias. A intenção do governador, já dita em público, é de termos concurso e contingente para enfrentarmos essa situação.”
Uma proposta foi feita pela direção-geral da Polícia Civil, ainda em 2008, para a realização de um concurso com 1.977 vagas (68 para delegado, 140 vagas para escrivão e 1.769 para agente). Na época, o governo alegou que o Estado estava no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e não podia realizar concursos. Já o último concurso da PM venceu em junho do ano passado e nenhuma proposta foi apresentada pela corporação.
Baixos salários
Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Carlos Jorge, além da falta de efetivo a categoria reclama de baixos salários. “Estudos da Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública] apontaram que, quando houve investimento na contratação e capacitação de efetivo, a criminalidade reduziu em 72%. Não adianta investir em armamento, nova tecnologias, viaturas se não investir no homem. Qual o trabalhador vai desempenhar sua função satisfeito se ele não é valorizado? Não se faz segurança pública sem dinheiro e sem efetivo.”
O presidente da Associação de Oficiais da Polícia Militar afirma que os policiais não têm reajuste há quatro anos. “Além do sacrifício pela escala apertada, que diminui nossas folgas, o maior problema é que não há qualquer motivação da tropa com o congelamento de salários”, afirmou.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Começa nesta quinta-feira, mutirão de limpeza no Pinheiro e Mutange
A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) deu início na manhã desta quinta-feira (30), a um mutirão de limpeza para remover os resíduos deixados pela desocupação de imóveis nos bairros do Pinheiro e Mutange. A ação conta com a parceria dos agentes da Braskem e segue até a próxima semana. Os moradores tiveram que deixar…
Francisco Tenório continua preso, decide Justiça
Ex-deputado é acusado de participar das mortes de Cícero Belém e Alfredo Raposo
Judiciário suspende atividades segunda e terça-feira
Em troca do ‘feriadão’, servidores trabalharão uma hora a mais entre os dias 9 e 16 de dezembro