Barracas na Praia de Carro Quebrado são desocupadas

23 / 02 / 11

NULL

A desocupação irregular de uma Área de Preservação Permanente (APP) na Praia de Carro Quebrado, no município de Barra de Santo Antônio, aconteceu de forma pacífica, na manha da última terça-feira (22).

Equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) auxiliaram os técnicos da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que desenvolveram a ação, que contou ainda com a participação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Polícia Federal.

A APP situada no litoral Norte do Estado estava ocupada por barracas que, além da invasão à área da União, não tinham infraestrutura que assegurasse a preservação ao ambiente costeiro e aos remanescentes de Mata Atlântica da região.

“Esta área está inserida dentro da APA Costa dos Corais e é uma região de falésia. O lugar onde as barracas estavam situadas não oferecia a mínima infraestrutura, então os comerciantes descartavam restos de comida na praia ou no mar, ignorando que se trata de uma APP”, explicou Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA.

“Ficou constatado, por todos nós, conforme bem demonstrado pelos representantes da SPU, que as ocupações na Praia de Carro Quebrado estavam em área de preservação, de uso comum e da Marinha, portanto, de forma irregular. Por esta razão ficou decidido, em reunião feita no IMA, que a prefeitura da Barra de Santo Antônio notificaria os comerciantes. Eles receberam um prazo para deixar a área, que infelizmente não foi obedecido e, por isso, a ação de retirada foi inevitável”, explicou o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge.

Em substituição às três barracas e mais duas casas de apoio, os comerciantes ganharão barracas móveis para continuarem suas atividades na região. “Será uma forma de garantir a continuidade do trabalho deles, sem desrespeitar o meio ambiente”, afirmou Adriano Augusto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *