Batalhão Ambiental apreende 42 aves

15 / 02 / 11

NULL

A secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marechal Deodoro, com o apoio do Batalhão Ambiental, realizou, no ultimo final de semana, uma operação que resultou na apreensão de 42 aves silvestre que estavam sendo comercializadas na feira livre desta cidade.

Entre as aves, havia duas espécies encontradas mortas em função do desgaste sofrido durante o trajeto de União dos Palmares até o município de Marechal. Entre as espécies apreendidas está Jesus Meu Deus, uma ave em extinção.

“Foi a primeira vez que realizamos uma operação como esta no município. Vamos continuar com esse trabalho, visando dar uma maior proteção aos animais, principalmente aqueles que estão em fase de extinção”, disse o secretário do Meio Ambiente, Erikson Melo, que, juntamente com o tenente Anderson, da polícia ambienta, comandou a operação.

“Deu pena ver aves como Guriatã morta em função do trajeto e da má acomodação. Mas, vamos continuar realizando esse trabalho visando erradicar o comercio ilegal de animais em nosso município”, disse ainda.

Pela madrugada

A operação foi iniciada às 4 horas da manhã do domingo, quando as equipes do Batalhão Ambiental e Meio Ambiente do município traçaram estratégias para flagrar os comerciantes.

Na feira livre da cidade, as equipes se depararam com um comerciante de União dos Palmares, cujo nome não foi revelado, negociando 42 aves.

Ao ser notificado, o infrator disse que comercializa aves há vários anos sem sofrer represálias, apesar de ter conhecimento do crime que está praticando. Notificado, ele prometeu não mais reicindir no comercio ilegal de aves.

Médico destaca atuação

Ao receber das mãos do secretário Erikson Melo as 42 espécies apreendidas, dentre elas Jesus Meu Deus, Periquito, Cebite, Guriatã e Cabloquinho, o médico veterinário e analista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, (IBAMA), Maruis Belluci, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela secretaria do Meio Ambiente de Marechal Deodoro.

“O Erikson é um incansável batalhador em defesa do Meio Ambiente e todas as suas ações são comunicadas a este órgão. Ele, juntamente com sua equipe, impede queimadas, realiza diligencias para impedir a mortalidade de tartarugas e, graças ao apoio que vem recebendo do prefeito Cristiano Matheus, vem sendo um eterno defensor da flora e da fauna deodorense e merece o nosso respeito”, disse o veterinário Belluci.

As aves apreendidas na feira livre de Marechal Deodoro foram levadas para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres do IBAMA, onde serão analisadas e posteriormente devolvidas ao habitat no pouco que resta da Mata Atlântica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *