Meteorologia prevê inverno rigoroso para 2011

22 / 02 / 11

Especialista da Semarh diz que regiões do Litoral, Zona da Mata e Agreste são áreas mais vulneráveis e apela para poder público providenciar manutenção das galerias de águas pluviais

A quadra chuvosa de Alagoas, que compreende os meses de abril a julho, promete superar a média histórica graças ao fenômeno La Niña, alertou o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Emanuel Teixeira, nesta terça-feira (22).

“As condições da temperatura da superfície do mar (TSM) estão favoráveis à produção de chuvas fortes para o Nordeste”, explicou o especialista.

Segundo ele, o La Niña provoca resfriamento da temperatura da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, que já se mostra bem ativo e pode causar chuvas mais intensas que as que caíram em 2010 na região Nordeste.

O meteorologista informa que no ano passado, as chuvas que destruíram 19 municípios alagoanos aconteceram por causa do fenômeno El Niño, que perdeu força e fez com que as nuvens viessem do oceano e provocassem forte temporal.

Junho é o mais crítico entre os quatro meses chuvosos do ano. “Tivemos no ano passado uma semana com bastante sol, mas quando as nuvens se formaram no oceano, os ventos as trouxeram para o continente e provocaram nuvens pesadas e as fortes chuvas, que causaram as inundações”, lembrou.

Teixeira adverte aos poderes públicos municipais e estadual, no sentido de fazer a manutenção das galerias de águas pluviais, além de outras providências que podem minimizar eventuais perdas materiais e humanas, caso o volume de chuvas seja tão forte quanto o do ano passado.

O meteorologista afirma que estão sob o risco de enxurradas a parte leste do Nordeste – que abrange da Bahia à Paraíba. Ele alerta que em Alagoas, os gestores e a população dos municípios do Litoral, Zona da Mata e Agreste devem redobrar a atenção e adotar medidas preventivas, uma vez que são as regiões mais vulneráveis a fortes chuvas.

Com relação à possibilidade de raios e trovoadas, Teixeira diz que tais fenômenos normalmente ocorrem em períodos de calor, sendo menos frequentes no inverno.

“No inverno não é comum a ocorrência de tempestades elétricas, ao menos que surja uma frente fria da Bahia, que encontre em Alagoas o tempo quente”, pondera.

Fim de semana

Com relação à previsão do tempo para o próximo fim de semana, o meteorologista diz que a partir desta quarta-feira (23), há probabilidade de tempo aberto e chuvas fracas nas primeiras horas da manhã. “O tempo abre a partir de sexta-feira (25) e o fim de semana promete ser quente”, reforçou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *