Trecho da Transnordestina em AL será reconstruído este ano

04 / 02 / 11

NULL

Com as obras paralisadas desde junho do ano passado, devido aos danos causados pelas enchentes que atingiram Alagoas na época, parte da ferrovia Transnordestina – que corta o território alagoano – voltará a ser reconstruída em agosto deste ano. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, em entrevista à Revista Ferroviária nesta sexta-feira (4).

Contabilizados os prejuízos, técnicos da Transnordestina Logística S.A, empresa responsável pela concessão da malha ferroviária no Estado, concluíram que, dos 330 km que cortam Alagoas e vão do município de São José da Laje até Porto Real do Colégio – e que beneficiam outros 17 municípios no decorrer do percurso – apenas alguns trechos de trilhos foram danificados, o que não compromete a estrutura da malha ferroviária do Estado.

Segundo Luiz Otavio Gomes, a ferrovia é prioridade para a empresa responsável pela obra, que já entrou em processo de negociação com a seguradora e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os financiamentos necessários à recuperação das vias em Alagoas, orçados em R$ 50 milhões até a sua conclusão.

“Com os recursos liberados pela seguradora e o BNDES, a retomada dos trabalhos está prevista para, no máximo, setembro deste ano. Esperamos que em 12 meses tudo esteja concluído e a parte da ferrovia Transnordestina que passa por Alagoas, inaugurada”, revela o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, o retorno do transporte ferroviário de carga será um importante instrumento para a indústria local, já que diminui em até 40% os custos com transporte. O secretário lembra que a retomada vai integrar Alagoas a toda a ferrovia Transnordestina – corredor de transporte férreo que liga alguns estados nordestinos até o porto de Suape, em Pernambuco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *