82% das vítimas de acidentes de trânsito em AL são homens

25 / 03 / 11

Levantamento mostra dados socioeconômicos das famílias de vítimas que procuraram Serviço Social para orientações

Um perfil sobre as vítimas de acidentes de trânsito em Alagoas atendidas pelo Serviço Social do Detran-AL mostra que, em 2010, a maioria era oriunda de Maceió, do sexo masculino e estava na faixa etária entre 18 e 44 anos de idade.

O levantamento não abrange o total das vítimas de acidentes de trânsito no Estado, portanto, não tem o rigor científico de uma estatística. Ele inclui apenas as vítimas cujas famílias procuraram o Serviço Social do Detran-AL para receber orientações, geralmente sobre como receber o seguro DPVAT, que indeniza famílias de vítimas do trânsito.

O perfil das vítimas de 2010, segundo o Serviço Social, é o seguinte: 82% são do sexo masculino; 68% têm entre 18 e 44 anos; 73% são oriundas da capital; 38% possuem apenas o Ensino Fundamental; 30% residem nos bairros do Tabuleiro e Jacintinho; 39% possuem renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos; 39% estavam conduzindo motocicletas e 22% eram pedestres, e 59% se envolveram em colisões e 22% em atropelamentos.

O relatório do Serviço Social com o perfil das vítimas do trânsito é feito anualmente, desde 2007, para que o Detran-AL possa compreender a realidade socioeconômica das vítimas e de suas famílias, e a dinâmica dos acidentes. Ele é útil, também, para que os técnicos do Serviço Social possam se munir de informações para suas palestras e ações educativas de trânsito, nos bairros da capital e nas cidades do interior com maior número de ocorrências.

Em relação ao seguro DPVAT, o Serviço Social do Detran-AL atende as famílias das vítimas no prédio onde funciona a Perícia (Rua Ministro Salgado Filho, 41, Farol), com atendimento presencial, por telefone (3356-8097) e online (www.detran.al.gov.br).

Outras informações podem ser obtidas nos telefones do Detran 24 horas: 0800-082-0194 (ligação gratuita, só de telefone fixo) e 4002-2194 (recebe chamadas de celular, com tarifa de chamada local, de celular para fixo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *