Arcebispado de Maceió será restaurado

16 / 03 / 11

Monumento arquitetônico da década de 40, o prédio abrigará Escola Arquidiocesana de Artes e Ofícios de Maceió

Relíquia arquitetônica de estilo eclético, a sede do Arcebispado de Maceió, onde funcionava a residência episcopal em Alagoas, foi construída exclusivamente para abrigar o primeiro bispo da Diocese do Estado. O prédio é, sobretudo, uma referência histórica da capital na década de 40.

O antigo prédio fica na rua Barão de Anadia (em frente a estação ferroviária), no centro da cidade. Apesar de ter sofrido intervenções em sua estrutura original, ainda possui uma forte influência do estilo neoclássico.

A restauração de mais um patrimônio arquitetônico de Alagoas é resultante de convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Ministério da Cultura (Minc), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O valor licitado foi de 1.111.106,08, com 112.835,79 R$ de contrapartida do Governo do Estado.

Oficinas

Além da obra de restauro do Arcebispado, será executado o projeto de criação da Escola Arquidiocesana de Artes e Ofícios de Maceió, que irá disponibilizar aulas teóricas e práticas sobre restauração. O projeto pioneiro visa atender a população em geral e, em especial, crianças em situação de risco social. Segundo a diretora do Pró-Memória, Adriana Guimarães, a escola irá ofertar oficinas na área do restauro, atividade bastante carente no Estado.

A diretora afirma que com a criação da escola, surgirá a oportunidade de aprendizagem para jovens, além da formação de mão de obra especializada nesse trabalho, que é pouco disseminado em Alagoas. “As oficinas de restauro serão para azulejos antigos (dos séc. XVIII e XIX), instrumentos musicais (de sopro), móveis antigos, pintura, escultura e papel”, afirma.

Com a conclusão da obra, também será criado um espaço expositivo que contará a trajetória de todos os bispos que residiram no antigo prédio e que servirá para que a sociedade possa compreender a história do local, aprendendo a valorizá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *