Aumenta número de acidentes envolvendo motos no interior

03 / 03 / 11

Este ano, foram registradas 1.043 entradas de pacientes vítimas de ocorrências com motos, o que representa 12,83% do total de 2010

Relatório da Secretaria de Estado da Saúde mostra que dos 43 mil atendimentos realizados pela Unidade de Emergência Daniel Houly (UE do Agreste), durante o ano de 2010, 8 mil são referentes a pacientes vítimas de acidentes envolvendo motocicletas.

A ocorrência representa 18,86% do total de atendimentos realizados na unidade.

Com a aproximação do Carnaval, quando o número de acidentes aumenta em função do consumo de álcool e da imprudência, a direção do hospital faz um alerta aos condutores desse tipo de veículo e maior vigilância na fiscalização.

As estatísticas ficam ainda mais preocupantes, quando os números referentes ao ano de 2010 são confrontados com as ocorrências registradas apenas nos primeiros 40 dias deste ano.

De acordo com informações, de 1º de janeiro a 10 de fevereiro deste ano, já foram registradas 1.043 entradas de pacientes vítimas de acidentes com motos, ou seja, 12,83% do total do ano passado.

Segundo o diretor-geral da UE do Agreste, José Karlisson Valeriano, boa parte dos acidentes envolvendo motocicletas deve-se à imprudência ou à falta de educação no trânsito por parte dos condutores.

“Certo dia, viajando para Maceió, contei 32 motociclistas trafegando sem capacete, somente no trecho entre Limoeiro de Anadia e Campo Alegre. O pior é que a maioria transportava pessoas no banco do carona. Ou seja, por cada condutor imprudente, pagam duas pessoas em média”, analisou Valeriano.

Quedas, colisões entre motocicletas, colisões com animais e com carros são os casos mais corriqueiros de pacientes que dão entrada na Unidade de Emergência do Agreste. Em 2009, a unidade hospitalar registrou a entrada de 6.395 casos de pacientes vítimas de acidentes motociclísticos. Em 2010, esse número subiu para 8.124 e somente nos primeiros dias deste ano já são 1.043 casos registrados. Se a proporção mantiver a média, 2011 poderá fechar com mais de 12 mil casos registrados.

A Unidade de Emergência atende pacientes de traumas oriundos de municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, inclusive de estados vizinhos, como Pernambuco e Sergipe. De acordo com Karlisson Valeriano, muitos atendimentos na UE poderiam ser evitados se houvesse um trabalho educativo voltado aos motociclistas, principalmente, uma maior fiscalização e punição aos infratores.

Na semana passada, o diretor da UE realizou uma reunião interna para discutir a criação de um cronograma de atividades voltadas à educação e prevenção de acidentes na região Agreste, principalmente em Arapiraca. “A UE, juntamente com a Sesau, buscará apoio da SMTT, Polícia Militar, Ministério Público, e, principalmente, da sociedade”, informou o diretor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *