Defesa Social anuncia plano para o carnaval

02 / 03 / 11

Serão empregados 4.374 PM's em Maceió e região metropolitana e 2.734 no interior

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Social, já montou todo o plano operacional que será executado para garantir a segurança durante a folia do Carnaval 2011.

A Polícia Militar, responsável pelo maior efetivo da segurança pública, vai empregar 7.108 policiais militares que serão distribuídos nas modalidades de policiamento a pé, nos locais de evento e seu entorno, e de policiamento motorizado, com a utilização de 483 viaturas e um helicóptero.

Serão empregados 4.374 PM’s em Maceió e região metropolitana e 2.734 no interior. O embarque diário da tropa será a partir das 6h30 durante todos os dias do evento, a partir da próxima sexta-feira (4).

Todo o efetivo da Polícia Civil também será mobilizado desde às 18h da próxima sexta-feira (4) em um plano especial que visa garantir a tranquilidade dos alagoanos e de turistas neste Carnaval.

De acordo com o delegado-geral Marcílio Barenco, as férias dos policiais civis foram suspensas durante este período para que os locais de maior concentração de foliões recebam reforço de segurança. A grande mobilização somente será desativada na Quarta-Feira de Cinzas.

Dezenove delegacias estarão de plantão 24 horas, durante todo o Carnaval. As plantonistas têm delegado, escrivão e agentes de polícia de prontidão.

A Central de Polícia de Maceió, localizada no bairro do Prado, funciona normalmente, durante 24 horas, para confecção de Boletins de Ocorrência (BO) e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), além da lavratura de flagrante delito.

Na região metropolitana de Maceió, também estão em regime de plantão as delegacias dos municípios de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira.

Nas outras cidades com tradição de Carnaval, os plantões são de 24 horas. Estão incluídas Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Batalha, Piranhas, Arapiraca, Traipu, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo, Coruripe, Matriz do Camaragibe, Maragogi, Viçosa, Atalaia, Novo Lino e União dos Palmares.

Um total de 105 delegados trabalham durante o período momesco, contando com o apoio de 119 escrivães e 1.195 agentes e escrivães. Serão 1.300 homens disponibilizados pela Polícia Civil para garantir a folia. O plano especial mobiliza 301 viaturas.

As três Diretorias de Polícia Judiciária (DPJ) terão oito viaturas cada uma, para o transporte dos policiais que reforçarão as delegacias do interior. Além disso, dois ônibus sairão da sede da PC, em Jacarecica, todos os dias de Carnaval, a partir de sábado (5), levando o reforço às unidades policiais.

A Polícia Civil realiza, a partir desta quinta-feira (3), a distribuição de 80 mil panfletos em pontos estratégicos de Maceió, Marechal Deodoro e Arapiraca, com dicas para atitudes que as pessoas podem adotar visando à prevenção de crimes durante o período do Carnaval e telefones úteis.

A PC lembra que, em caso de perda, roubo ou furto de documentos e/ou objetos pessoais, as pessoas podem fazer o B.O. (Boletim de Ocorrência) por meio da internet, no endereço eletrônico www.delegaciainterativa.al.gov.br.

A Polícia Civil espera também contar com a colaboração da população por meio do seu disque denúncia 0800-284-9390 ou 181, nos casos de ocorrência ou suspeita de crimes.

O Corpo de Bombeiros de Alagoas estará presente em vários pontos do Estado no período carnavalesco. Além da região metropolitana de Maceió e das unidades operacionais da Corporação, serão distribuídas também equipes no interior do Estado. No total, serão empregados cerca de 900 bombeiros militares e 51 viaturas entre Unidades de Resgate, Aeromédico, Salvamento, Combate a Incêndio e Embarcações.

Os municípios com postos avançados do CBM/AL serão Paripueira, Barra de Santo Antônio, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, Palmeira dos Índios, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Penedo, Arapiraca, Traipu, Santana do Ipanema, Piranhas e Delmiro Gouveia.

O Centro de Perícias Forenses (CPFor) divulgou o serviço do plantão do Carnaval 2011 para o Instituto de Criminalística, Identificação e do Instituto Médico Legal de Maceió e Arapiraca.

Em cada IML, o plantão de 24 horas contará com um efetivo de aproximadamente 70 profissionais e duas viaturas. Pela escala de serviço, estarão atuando em cada dia quatro médicos-legistas, um odonto-legista e de dois a três auxiliares de necropsia. Já a equipe de apoio terá três motoristas e três ajudantes de plantão, além de quatro servidores da área administrativa.

No Instituto de Criminalística, cinco peritos e dez auxiliares de perícia estarão de plantão diariamente, atendendo as ocorrências de homicídios, tendo à disposição quatro viaturas.

No plantão do Instituto de Identificação, dois policiais civis estarão de serviço em cada dia na Central de Polícia de Maceió, para o trabalho de identificação criminal.

Equipes da Coordenadoria de Educação de Trânsito (Edutran) do Detran-AL começaram, no último final da semana, a distribuição em todo o Estado de material gráfico com orientações sobre prevenção de acidentes, com vistas ao Carnaval 2011, nas entradas e saídas rodoviárias de cidades.

As mensagens abordam todos os cuidados que o condutor deve ter ao dirigir neste período como não consumir bebidas alcoólicas se for dirigir, checar o veículo antes de viajar, transporte seguro de crianças na cadeirinha, uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros, obediência aos limites de velocidade e à sinalização de trânsito, checar se o extintor de incêndio do veículo está no prazo de validade, e toda atenção e respeito ao pedestre, ao idoso e ao ciclista. Além disso, há orientações para os motociclistas, principalmente quanto ao uso do capacete e demais equipamentos de segurança.

Plantão – Durante todo o período carnavalesco, funcionarão em regime de plantão o Depósito do Detran-AL, no Pontal da Barra, que receberá veículos apreendidos em blitze dos órgãos de trânsito devido a irregularidades, e o setor de Perícia, no Farol, para quem eventualmente desejar um laudo pericial de acidente. Além disso, também estarão a postos os telefones do Detran 24 horas, para obter informações e tirar dúvidas: 0800-082-0194 (que recebe gratuitamente ligações de telefones fixos) e 4002-2194 (que recebe ligações de celular, com tarifa igual à de chamada local de celular para fixo).

A Intendência do Sistema Penitenciário de Alagoas manterá normalmente as visitas aos reeducandos no sábado (5) e domingo (6). Serão reforçados os postos de segurança, inclusive com agentes penitenciários que normalmente trabalham nas atividades laborais, e haverá também um incremento no efetivo diário do Grupo de Ações Penitenciárias (Gap).

O secretário de Estado da Defesa, Dário Cesar, acredita que com a união das forças de segurança e o empenho de cada agente os alagoanos e os turistas terão um Carnaval tranquilo. “A construção de uma cultura de paz depende da postura de cada folião e da união de todos em prol do bem estar social”, afirma Dário Cesar.

Os relatórios integrados das estatísticas da Defesa Social do Carnaval 2011 estarão disponíveis diariamente nos sites www.defesasocial.al.gov.br, www.pm.al.gov.br e www.pc.al.gov.br a partir de meio dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *