Deputados criticam queda de energia no sertão alagoano

30 / 03 / 11

NULL

Em pronunciamento feito durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 30, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) criticou o serviço prestado pela Eletrobras de Alagoas. Ele disse ter recebido várias reclamações de consumidores indignados com as constantes faltas de energia, principalmente nos municípios de Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Olho d’Água das Flores. A reclamação, segundo o parlamentar é que, além do transtorno, as constantes quedas de corrente elétrica danificam aparelhos eletroeletrônicosm causando prejuízos à população.

“Quando a energia retorna é numa voltagem maior que 220V, o que vem ocasionando a quebra dos aparelhos. A sociedade, que já paga uma energia cara, tem um serviço ineficiente e ainda tem prejuízos”, observou o petista.

Medeiros também se reportou aos prejuízos sofridos pelos comerciantes que trabalham com produtos refrigerados. “Para ser ressarcido a Eletrobras exige que o consumidor prove que o equipamento foi danificado devido a falta de energia”, informou.

Colapso
Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PSDB) chegou a dizer que o Brasil está prestes a enfrentar um grande colapso no setor energético. Ele lembrou que o último investimento feito no setor foi a inauguração da primeira turbina da hidrelétrica de Xingó, em 1994, durante a gestão do então presidente Itamar Franco, sendo as demais turbinas colocadas em funcionamento durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. “As hidrelétricas existentes no Brasil, por conta da queda dos volumes de água dos rios brasileiros, não estão trabalhando com capacidade máxima”, informou Loiola.

O parlamentar disse ainda que a hidrelétrica de Xingó tem capacidade de gerar três mil megawatts, mas que, para isso, suas turbinas precisam receber uma vazão de 3.000 metros cúbicos por segundo. “Nesses 16 anos de construção, a hidrelétrica de Xingó não alcançou o seu pico de geração de energia, porque a média hoje de vazão do São Francisco, mais precisamente na região do baixo São Francisco, é de aproximadamente 1.650 a 1.700 metros cúbicos por segundo”, contou, cobrando mais empenho da atual gestão e acrescentando que nos últimos oito anos do governo federal não houve investimentos no setor.

Hora marcada
Também em aparte, o deputado Isnaldo Bulhões Júnior (PDT) foi solidário ao pronunciamento do colega e avaliou como um caos o fornecimento de energia elétrica na região do Sertão alagoano. Ele contou, inclusive, que na cidade de Olho d’Água das Flores, por exemplo, tem hora marcada para faltar energia. “É um caos. Primeiro pela questão da insegurança, mas, acima de tudo, pela dificuldade de desenvolvimento da região. Como se atrairá investimentos para uma região onde a falta de energia é uma constante?”, indagou o pedetista, cobrando providências por parte da Eletrobras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *