Incêndio: secretários firmam parceria

15 / 03 / 11

Definida a doação de alimentos, roupas, agasalhos e auxílio-moradia, foram discutidas estratégias para recuperação de documentos

Estado e município se uniram para definir a situação dos moradores da Favela Sururu de Capote, localizada no Dique-Estrada e que foi incendiada no último sábado (12). O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (15), na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), onde foi firmada uma parceria para a assistência imediata à comunidade.

Durante a reunião, o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, e o secretário municipal, Francisco Araújo, definiram áreas de atuação para que as questões dos moradores da Sururu de Capote possam ser solucionadas. O município ficará responsável pelos primeiros atendimentos, como o fornecimento de alimentos, roupas, e cobertores. O Estado entrará com o auxílio-moradia e também com a alimentação.

O secretário municipal destacou que a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) esteve no local ainda no domingo e também durante a segunda-feira. “Domingo, de manhã cedo, eu mandei uma equipe nossa lá [na Sururu de Capote], para fazer o cadastro de todo o mundo, ver quantas barracas queimaram, quantas pessoas tem por barraca”, explicou Araújo.

Além de observar questões relativas à sobrevivência das famílias que vivem na Sururu de Capote, esse primeiro atendimento também foi feito para que Estado e Município possam providenciar a documentação para quem perdeu tudo no incêndio. “Nos comprometemos a retirar a documentação dessas pessoas e inseri-las no programa Bolsa Família, bem como no Cadastro Único”, salientou Palmeira.

Trinta barracas foram incendiadas no último sábado. As lideranças comunitárias enviaram uma relação com os nomes das famílias desabrigadas e, só de posse do documento que forneceu à Semas um quadro real da situação, Estado e Município puderam tomar as medidas necessárias.

Os secretários da Assistência Social do Estado e do Município vão se reunir com os secretários de Habitação de Maceió e também com a Secretaria de Infraestrutura do Estado para saber sobre a programação da entrega dos conjuntos habitacionais que vão beneficiar àquela comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *