Curso de Serviço Social é reconhecido pelo MEC

13 / 04 / 11

Muitos dos concluintes do curso de Serviço Social da FITs já se encontram inseridos mundo do trabalho

Pioneirismo, esse é o termo que define o curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes. O primeiro do Estado de Alagoas a ser implantando na rede privada acaba de se tornar o primeiro a receber o reconhecimento do Ministério da Educação. A portaria do MEC reconheceu o curso de Serviço Social, bacharelado, com 200 (duzentas) vagas totais anuais, nos turnos diurno e noturno.

O momento é de conquistas para o curso que entregará à sociedade alagoana, ainda este ano, a terceira turma de bacharéis em Serviço Social formados pela Fits. E foi com grande alegria que os alunos receberam a notícia da publicação. A estudante do 3º período, Lívia Limeira Lins disse: “É uma notícia maravilhosa para nós, alunos. Isso demonstra que o curso é de qualidade, demonstra a eficiência”.

A coordenação do curso, representada pela professora Silmara Mendes, também manifestou sua satisfação. Confira a declaração a seguir:

O curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – sente-se contemplado com a Portaria nº 559 de 17 de março de 2011, a qual torna oficial o reconhecimento do curso pelo MEC. Pioneiro no estado de Alagoas, desde a implantação de suas atividades acadêmicas, o curso de Serviço Social tem observado criticamente as transformações societárias, a reestruturação produtiva, o ideário neoliberal e atual crise do capital, que afetam diretamente as relações de produção e reprodução sociais. Pois, em torno dessas questões, está situado o Serviço Social que na dinâmica do cotidiano é chamado a desempenhar funções no exercício profissional sob dimensões fundamentais: conhecimento teórico-metodológico acerca da realidade social e as demandas da ação profissional; compromisso ético-político pautado em valores emancipatórios; capacitação técnico-operacional a fim de definir estratégias e táticas interventivas.

Tal direção tem provocado uma demanda por profissionais capacitados em identificar e intervir nas manifestações da questão social, com competência teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política. Os Assistentes Sociais graduados na Faculdade Integrada Tiradentes defrontam-se com novos espaços sócio-ocupacionais, principalmente no “terceiro setor” e junto aos movimentos sociais, para além daqueles historicamente conhecidos, sejam em instituições públicas ou privadas, atendendo essa demanda com compromisso e qualidade.

Com base nessa dimensão, o curso de Serviço Social tem formado profissionais capacitados para compreender a realidade social, nela se inserindo, de modo a responder de forma propositiva às demandas que se apresentam no cotidiano do exercício profissional, visando assim, contribuir para o desenvolvimento regional e para a transformação social. Muitos dos concluintes do curso de Serviço Social da FITs já se encontram inseridos mundo do trabalho.

O curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes vem atender os novos desafios às atividades profissionais e o próprio desenvolvimento histórico profissional, requerendo revisão no processo de formação profissional existente frente às mudanças a realidade social. É resultado da participação do corpo docente do curso por meio de seus representantes no Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado do curso, e encontra-se articulado com as bases legais e concepção de formação profissional. Está pautado nos princípios estabelecidos pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI), nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social do MEC e da ABEPSS, no Código de Ética Profissional (1993), na Lei de Regulamentação da Profissão (1993) e na direção ético-política do Serviço Social brasileiro, além de também atender às recomendações das da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS.

O curso foi implantado em 2006 no município de Maceió, é o primeiro curso privado de Serviço Social de Alagoas. Anteriormente, o estado contava apenas com o curso de graduação da Universidade Federal de Alagoas que formava por ano cerca de 100 profissionais para atuar nas mais diversas áreas onde esse este profissional é requisitado (De acordo com o número de ingressantes no curso de Serviço Social da UFAL). O curso surge então com a missão de proporcionar ensino de qualidade, atendendo uma demanda da comunidade alagoana, tendo em vista a ampliação do mercado de trabalho e as condições restritas de acesso à formação acadêmica.

Neste contexto podemos dizer que desde sua implantação, o curso vem dando consecução à implementação das Diretrizes Curriculares para a formação profissional, bem como ao Projeto Pedagógico Institucional e do Curso, referências fundamentais para a construção de uma prática de excelência acadêmica, socialmente inserida e comprometida com o desenvolvimento regional.

Vale ressaltar que o curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes foi o primeiro curso presencial de instituição privada em Alagoas. A IES consegue aglomerar estudantes de municípios circunvizinhos a Maceió, tais como: Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antonio, Batalha, Boca da Mata, Capela, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Novo Lino, Pilar, Porto Calvo, São Luiz do Quitunde, Santana do Ipanema, São José da Lage, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, Rio Largo, entre outras.

Na galeria de imagens, texto da Portaria, publicada no Diário Oficial da União, n.º 54, do dia 21 de março de 2011, Seção 1, página 17, que reconhece o curso de Serviço Social da Fits.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *