Curso de Serviço Social é reconhecido pelo MEC
Muitos dos concluintes do curso de Serviço Social da FITs já se encontram inseridos mundo do trabalho
Pioneirismo, esse é o termo que define o curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes. O primeiro do Estado de Alagoas a ser implantando na rede privada acaba de se tornar o primeiro a receber o reconhecimento do Ministério da Educação. A portaria do MEC reconheceu o curso de Serviço Social, bacharelado, com 200 (duzentas) vagas totais anuais, nos turnos diurno e noturno.
O momento é de conquistas para o curso que entregará à sociedade alagoana, ainda este ano, a terceira turma de bacharéis em Serviço Social formados pela Fits. E foi com grande alegria que os alunos receberam a notícia da publicação. A estudante do 3º período, Lívia Limeira Lins disse: “É uma notícia maravilhosa para nós, alunos. Isso demonstra que o curso é de qualidade, demonstra a eficiência”.
A coordenação do curso, representada pela professora Silmara Mendes, também manifestou sua satisfação. Confira a declaração a seguir:
O curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – sente-se contemplado com a Portaria nº 559 de 17 de março de 2011, a qual torna oficial o reconhecimento do curso pelo MEC. Pioneiro no estado de Alagoas, desde a implantação de suas atividades acadêmicas, o curso de Serviço Social tem observado criticamente as transformações societárias, a reestruturação produtiva, o ideário neoliberal e atual crise do capital, que afetam diretamente as relações de produção e reprodução sociais. Pois, em torno dessas questões, está situado o Serviço Social que na dinâmica do cotidiano é chamado a desempenhar funções no exercício profissional sob dimensões fundamentais: conhecimento teórico-metodológico acerca da realidade social e as demandas da ação profissional; compromisso ético-político pautado em valores emancipatórios; capacitação técnico-operacional a fim de definir estratégias e táticas interventivas.
Tal direção tem provocado uma demanda por profissionais capacitados em identificar e intervir nas manifestações da questão social, com competência teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política. Os Assistentes Sociais graduados na Faculdade Integrada Tiradentes defrontam-se com novos espaços sócio-ocupacionais, principalmente no “terceiro setor” e junto aos movimentos sociais, para além daqueles historicamente conhecidos, sejam em instituições públicas ou privadas, atendendo essa demanda com compromisso e qualidade.
Com base nessa dimensão, o curso de Serviço Social tem formado profissionais capacitados para compreender a realidade social, nela se inserindo, de modo a responder de forma propositiva às demandas que se apresentam no cotidiano do exercício profissional, visando assim, contribuir para o desenvolvimento regional e para a transformação social. Muitos dos concluintes do curso de Serviço Social da FITs já se encontram inseridos mundo do trabalho.
O curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes vem atender os novos desafios às atividades profissionais e o próprio desenvolvimento histórico profissional, requerendo revisão no processo de formação profissional existente frente às mudanças a realidade social. É resultado da participação do corpo docente do curso por meio de seus representantes no Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado do curso, e encontra-se articulado com as bases legais e concepção de formação profissional. Está pautado nos princípios estabelecidos pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI), nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social do MEC e da ABEPSS, no Código de Ética Profissional (1993), na Lei de Regulamentação da Profissão (1993) e na direção ético-política do Serviço Social brasileiro, além de também atender às recomendações das da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS.
O curso foi implantado em 2006 no município de Maceió, é o primeiro curso privado de Serviço Social de Alagoas. Anteriormente, o estado contava apenas com o curso de graduação da Universidade Federal de Alagoas que formava por ano cerca de 100 profissionais para atuar nas mais diversas áreas onde esse este profissional é requisitado (De acordo com o número de ingressantes no curso de Serviço Social da UFAL). O curso surge então com a missão de proporcionar ensino de qualidade, atendendo uma demanda da comunidade alagoana, tendo em vista a ampliação do mercado de trabalho e as condições restritas de acesso à formação acadêmica.
Neste contexto podemos dizer que desde sua implantação, o curso vem dando consecução à implementação das Diretrizes Curriculares para a formação profissional, bem como ao Projeto Pedagógico Institucional e do Curso, referências fundamentais para a construção de uma prática de excelência acadêmica, socialmente inserida e comprometida com o desenvolvimento regional.
Vale ressaltar que o curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes foi o primeiro curso presencial de instituição privada em Alagoas. A IES consegue aglomerar estudantes de municípios circunvizinhos a Maceió, tais como: Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antonio, Batalha, Boca da Mata, Capela, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Novo Lino, Pilar, Porto Calvo, São Luiz do Quitunde, Santana do Ipanema, São José da Lage, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, Rio Largo, entre outras.
Na galeria de imagens, texto da Portaria, publicada no Diário Oficial da União, n.º 54, do dia 21 de março de 2011, Seção 1, página 17, que reconhece o curso de Serviço Social da Fits.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Conselho de Segurança visitará gestores da Defesa Social
Objetivo é fazer um balanço das ações do Governo e fortalecer parcerias com os vários órgãos da pasta
Tiririca consegue ler e escrever em teste de alfabetização
Tiririca foi acusado de entregar declarações falsas sobre sua alfabetização
Renan participa do São João em Jaraguá
Senador assistiu a apresentações ao lado de Cícero Almeida e Mozart Amaral