Depuradora de ostras garante renda em Coruripe

26 / 04 / 11

O trabalho na associação começou há 10 anos, de forma artesanal, e com apenas cinco mesas de cultivo de ostras

Com uma nova sede construída e equipamentos modernos instalados, a unidade de beneficiamento de moluscos instalada no município de Coruripe, no litoral Sul alagoano, será a primeira unidade comercial do país fruto de um convênio entre o governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento agrário (Seagri), e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

Para a concretização do empreendimento – pioneiro no país –, estão sendo investidos inicialmente recursos da ordem de 300 mil dólares, o que vai possibilitar o beneficiamento diário de 10 mil ostras e garantir renda para as famílias que fazem parte da Associação de Ostreicultores de Barreiros de Coruripe (Aobarco).

O trabalho na associação começou há 10 anos, de forma artesanal, e com apenas cinco mesas de cultivo de ostras. Atualmente, a Associação contabiliza 350 novas mesas de cultivos, barco, jangada, veículo, sede nova e equipamentos modernos para o beneficiamento de ostras.

O trabalho começa antes do amanhecer. Coordenados por Rosa Edite Pereira, presidente da Aobarco, os associados se dirigem para a área de cultivo das ostras, num trabalho de mutirão que começa às 5h da manhã e só termina às 17h.

Para que não haja interrupção na atividade, os produtores preparam o almoço no próprio local do cultivo da ostra, considerado um molusco nobre e que vai às mesas de restaurantes em todo o país.

Rosa Edite, que faz parte da Associação há 10 anos e há cinco anos à frente da entidade, apresenta com orgulho e felicidade os novos equipamentos e a nova sede já construída. Ela mostra dois novos barcos, frezer, fogões, caixas térmicas, veículo e as mesas de cultivos de ostras feitas à base de PVC, além do tão sonhado tanque de depuração.

“Graças ao empenho do governo de Alagoas, da prefeitura de Coruripe, do Sebrae e da Agência Espanhola, foi possível a concretização do antigo sonho de todos nós da Associação”, comemora Rosa Edite. Segundo ela, a expectativa de todos os associados é de que os negócios vão melhorar e vão gerar, ainda mais, oportunidades e renda para a comunidade.

Ricardo Nonô, oceanógrafo e da diretoria política pesqueira da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, responsável pela assistência técnica à Associação de Ostreicultores de Barreiros de Coruripe, explica que a tendência é de que as atividades produtiva e comercial terão um ganho representativo para a comunidade.

“A nova sede e os equipamentos adquiridos pelo governo de Alagoas, além de fornecer melhores condições de trabalho aos associados, vai garantir qualidade ao produto alagoano e renda para todos”, afirma Ricardo, da Seagri. Para ele, um dos pontos mais importantes é a garantia do selo de certificação do molusco para que seja comercializado no mercado brasileiro.

O novo tanque de depuração adquirido pelo governo já está instalado e pronto para o uso. Nele, será feito o trabalho de depuração com água filtrada para eliminar as impurezas e, consequentemente, evitar a contaminação do molusco. Esse processo leva entre 4 e 6 horas.

O oceanógrafo Ricardo Nonô explica ainda que, antes de levar as ostras para o processo de depuração, é feita a recepção do produto, onde as ostras são lavadas, escovadas e selecionadas. Na terceira, e última etapa, os associados trabalham o beneficiamento do produto. Em caixas térmicas, os moluscos são acondicionados, recebe o selo de certificação e já ficam prontos para a comercialização e consumo, sem riscos de contaminação.

Com a parceria entre o governo de Alagoas, Agencia Espanhola, Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs) e Sebrae, foi possível levar assistência técnica necessária à Associação de Ostreicultores de Barreiros de Coruripe.

Técnicos do Sebrae promovem capacitação sobre novas tecnologias, mercado, associativismo e cooperativismo com todos os membros da Aobarco.

Por outro lado, os técnicos da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário oferecem assistência técnica nas áreas ambiental, novas tecnologias, produção e manejo. “Regular e sistematicamente, fazemos coleta de água para análise de coliformes fecais e salmonela para garantir a qualidade da água e do molusco”, destaca Ricardo Nonô, técnico da Seagri e que acompanha as atividades das famílias em Barreiros, povoado de Coruripe.

Além da aferição da qualidade da água, o oceanógrafo Ricardo também fornece assistência técnica orientando os associados na colocação das mesas de cultivos nos locais adequados, aplicação de boas práticas e distância entre as mesas na área de cultivo, que fica no estuário entre o rio Coruripe e o mar. Ou seja, na interface das águas doce e salgada, habitat natural propício para a reprodução das ostras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *