Maceió recebe 1º Jornada de Nefrologia

14 / 04 / 11

NULL

A Organização Mundial de Saúde, OMS, estima que no mundo 500 milhões de pessoas sofram de doenças renais. Deste número, dois milhões são brasileiros, sendo que aproximadamente 60% não sabem que têm o distúrbio. Problemas nos rins, em muitos casos, acabam desencadeando outros danos à saúde, daí a importância de discutir e trabalhar este tema. Essa é a proposta da 1º Jornada de Nefrologia Fits, proporcionar a profissionais e estudantes dois dias de intercâmbio de conhecimentos acerca dessa especialidade.

O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de abril, é organizado pelos alunos do 6° período de Enfermagem da Faculdade Integrada Tiradentes, que sediará o encontro. A abertura da 1º Jornada de Nefrologia Fits acontece na noite da sexta-feira, 29, com a palestra “Transplante Renal”, com o Doutor Carlos Alexandre Ferreira de Oliveira – Especialista em Clínica Médica e Nefrologia e Coordenador da Central Estadual de Transplantes de Alagoas e Nefrologista do Hospital Universitário (UFAL) e do Hospital do Açúcar.

O evento segue na manhã do sábado, 30, quando, a partir das oito horas, a Psicóloga Vanessa Guimarães Santos Amorim profere a palestra “Atuação do Psicólogo Hospitalar junto à pacientes renais: um enfoque cognitivo comportamental”. “Serviço Social em Nefrologia” será o tema da palestra seguinte, proferida pela graduada em Serviço Social, Aline Moraes da Silva.

Para falar sobre “Insuficiência Renal com enfoque em fístula arteriovenosa e cateter duplo lúmen”, se apresenta a enfermeira, especialista em UTI e Nefrologia, Alba Regina Cartaxo Sampaio Thomé. Às duas da tarde, a NutricionistaJuliana Célia Santos apresentará os “Aspectos nutricionais na doença renal crônica”. Em seguida, o professor da Fits, nutricionista e mestre em clínica médica, Graciliano Ramos, vai tratar sobre o assunto “Atenção da Enfermagem na Farmacoterapia de pacientes com patologias renais.” A palestra de encerramento será proferida pelo Doutor Flávio Teles de Farias Filho, com o tema: “Insuficiência Renal Crônica: Aspectos epidemiológicos e fisiopatológicos”.

A carga horária da jornada será de 14 horas. As inscrições podem ser feitas na sala 30, bloco A, do campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas. O investimento é de R$15,00 e um quilo de alimento, para estudantes; e R$20,00 mais um quilo de alimento, para profissionais. Mais informações pelos telefones 8826-3668, 9927-6594, 8114-3450 e 9161-6078.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – 29/04/2011

19:00 – Abertura

19:30 – Dr. Carlos Alexandre Ferreira de Oliveira
Especialista em Clínica Médica e Nefrologia e Coordenador da Central Estadual de Transplantes de Alagoas.
Nefrologista do Hospital Universitário (UFAL) e do Hospital do Açúcar.
PALESTRA: Transplante Renal.

21:00 – Coquetel.

SÁBADO – 30/04/2011

08:00 – Vanessa Guimarães Santos Amorim
Psicóloga especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas em São Paulo e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental através do Núcleo de Terapia Cognitivo Comportamental na Bahia.
Psicóloga Hospitalar no Hospital do Açúcar e Psicóloga Clínica na Clínica Sanitas.
PALESTRA: Atuação do Psicólogo Hospitalar junto à pacientes renais: um enfoque cognitivo comportamental.

09:10 – Aline Moraes da Silva
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 2000.
Atua há 11 anos na área de saúde, no Hospital do Açúcar e há 05 anos, está exclusivamente trabalhando no Serviço de Nefrologia do Hospital.
PALESTRA: Serviço Social em Nefrologia.

10:30 – Alba Regina Cartaxo Sampaio Thomé
Especialização em UTI e Nefrologia.
Enfermeira da Santa Casa e do H. Açúcar.
PALESTRA: Insuficiência Renal com enfoque em fístula arteriovenosa e cateter duplo lúmen.

14:00 – Juliana Célia F. Santos
Nutricionista especialista em Fisiologia Humana (CESMAC), Mestre em Nutrição (UFAL), Doutoranda em Química e Biotecnologia (UFAL).
Trabalhou por alguns anos no CENEFRON.
PALESTRA: Aspectos Nutricionais na doença renal crônica.

15:10 – Graciliano Ramos
Graduado em Nutrição pela UFAL e Farmácia pela LAVRAS; Mestre em Clínica Médica pela UNIFESP e Doutor em Biotecnologia pela UFCE.
PALESTRA: Atenção da Enfermagem na Farmacoterapia de pacientes com patologias renais.

16:10 – Dr. Flávio Teles de Farias Filho
Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia; Doutor em Nefrologia pela USP; Prof. Adjunto da Disciplina de Emergências do Adulto e Idoso da UFAL; Prof. Visitante da Disciplina de Nefrologia da UNCISAL e Preceptor da Residência de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
PALESTRA: Insuficiência Renal Crônica: Aspectos epidemiológicos e fisiopatológicos.

17:00 – Encerramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *