Segredo de Estado e códigos de conduta
NULL
O terror, o medo e a intimidação por meio de armas, sejam de fogo, químicas ou psicológicas. Toda sorte de manipulação de informações, não são novidades, ainda mais quando se trata de tempos de guerra. Segredos de Estado?
Sim, mas o que é Estado? Em qualquer cidade do Brasil, Estados Unidos ou China, mudam-se apenas detalhes, mas Estado, esta palavra com letra maiúscula no início, refere-se ao que se estabelece.
O problema é pedagógico. Pessoas, sob certas condições, tendem a perda de valores, de consciência de seus papéis, de compostura, de força de argumentação. O que fazer para superar problemas como falta de Segurança e Saúde, Educação e Emprego?
O risco é achar que Política é bobagem e que Estado é inútil, ela deve servir sim, de bases para a construção do Ser Humano. De suas relações interpessoais: famílias, ruas, bairros, cidades, países e seus funcionamentos. Trata-se das relações entre pessoas, seja em salas de bate papo, na Internet ou na calçada. Quem já viu uma rodovia para um único automóvel?
O pior é quando se percebe os prejuízos causados por incapacidade de se utilizar um mínimo de bom senso. De se encarar os dilemas do Ser e do não Ser, do Bem e do Mal, do mocinho e do bandido. (Pura filosofia. Coisas de filmes). Retrucam os mais sabidos. No entanto esta valoração é construída e destruída de qual forma?
Em tempos de misérias, fome e banalização da vida, recordar pode ser um privilégio. A capacidade de lembrar métodos e resultados, trajetórias na História, experiências ainda vívidas, é forma de precaução que se pode tomar para evitar um contágio ou doença social. Assim como partes de um todo, é necessário adoção de medidas preventivas para anular o incômodo das relações entre os seres humanos, suas construções e naturezas.
O planeta ainda está abalado pelas conseqüências do recente acidente nuclear na cidade de Fukushima, no Japão. Ainda em Maceió, pequena Cidade Sorriso nordestina, notícias de terremotos, acidentes naturais, reverberam apocalípticas. Sobrepostas, imagens de destruição, morte de moradores de rua, desvios de verbas de merenda e arengas políticas, os habitantes vivem o contínuo desafio de ver, ouvir e não cair em polvorosa.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Morre o jornalista alagoano Carlos Cavalcanti
Cavalcanti sofria de problemas respiratórios e já havia passado por uma cirurgia
Está proibida a venda de emagrecedores
Farmácias tiveram dois meses para se adaptar mas continuam vendendo
Paulo Gracindo – Nosso eterno “Bem Amado”
Há 110 anos nascia o ator alagoano que se consagrou um dos pioneiros da tevê brasileira