Senac Móvel chega à cidade de Penedo (AL)

20 / 04 / 11

A carreta está localizada na orla da cidade, em frente à praça central

Uma parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista de Penedo, a prefeitura municipal e o Senac Alagoas vai proporcionar à população do Baixo São Francisco qualificação profissional nas áreas de Turismo e Hotelaria. Na manhã da última segunda-feira (18), a Unidade Móvel do Senac Alagoas chegou à cidade de Penedo, onde deve permanecer até julho. A carreta está localizada na orla da cidade, em frente à praça central.

Dentro da unidade, equipada com laboratórios de Gastronomia e Hotelaria, serão ministrados os cursos de Auxiliar de Cozinha – com início no próximo dia 25 de abril por meio do Programa Senac de Gratuidade – , além dos cursos de Culinária à base de Peixes, Culinária Nordestina, e Doces e Salgados, estes últimos resultado de uma parceria com o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS). O Senac também levará ao município os cursos de Agente de Viagem, Camareira em Meios de Hospedagem e Recepcionista em Meios de Hospedagem, cujas aulas serão realizadas em salas do Pólo da Ufal em Penedo.

“Nesse primeiro momento, serão 170 pessoas qualificadas pelo Senac, contribuindo para o desenvolvimento da região que já apresenta um grande potencial turístico”, destaca Carlos Alberto Pessoa, gerente da Unidade Agreste do Senac Alagoas. “Muitos atuam sem qualificação, por isso, a nosso objetivo em trazer o Senac para a cidade de Penedo”, complementou Ana Luiza Soares, Presidente do Sindilojas Penedo e Conselheira do Senac Alagoas.

Durante a solenidade da entrega da Unidade Móvel em Penedo, atividade que fez parte das comemorações aos 375 anos da cidade de Penedo, também estiveram presentes o Presidente do Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac, Wilton Malta, a Diretora Regional do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, o Diretor Regional do Sesc Alagoas, Willys Carlos de Albuquerque, o prefeito da cidade, Israel Saldanha, secretários municipais e os alunos que serão qualificados. “Somos um pólo de turismo que precisa se especializar. Apresentamos uma deficiência na prestação de serviços que precisa ser solucionada. Por isso, a importância da presença do Senac em nossa cidade”, disse Israel Saldanha.

Na platéia, a dona de casa Zeneide Oliveira, 40, e a autônoma Kátia Regina Santos, 25, ouviam atentas as explicações sobre a realização dos cursos na cidade. Elas vão fazer o curso de Camareira em Meios de Hospedagem, e confessaram estar ansiosas pelo início das aulas. “É o meu primeiro curso profissionalizante. Deposito nele minha esperança para a conquista do primeiro emprego e melhoria de vida”, disse Zeneide. “Sentimos falta de oportunidades como essa aqui na cidade. Sei que esse curso será um divisor de águas na minha vida”, destacou Kátia.

Em seu discurso, Wilton Malta ressaltou o empenho do Sindilojas para a promoção dos cursos na cidade, e destacou: “o Senac chegou à cidade de Penedo num momento muito oportuno, devido ao aquecimento da economia local provocado pela instalação do estaleiro Eisa. A demanda para o litoral Sul é grande e nós do Sistema Fecomércio, por meio do Senac, estamos prontos para promover a capacitação necessária. Esperamos, em breve, poder trazer outra unidade para o município.”

Ao final da solenidade, todos puderam visitar as instalações da Unidade Móvel. E dando continuidade às atividades em comemoração ao aniversário da cidade, o público prestigiou a apresentação do Grupo de Capoeira Pura Ginga e da banda de Pífano de Penedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *