Veja nove passos para evitar dores de cabeça com o IR/2011
NULL
Restam apenas seis dias para o fim do prazo de entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2011 e dois especialistas em IR, criaram um passo a passo para você juntar a papelada, preencher o documento, enviar a declaração e evitar dores de cabeça por causa de erros bobos.
O consultor do Cenofisco (Conselho de Orientação Fiscal) Jorge Lobão recomenda que, antes de mais nada, o contribuinte reúna toda a documentação necessária para o preenchimento, como CPF, RG, título de eleitor, comprovantes de rendimento enviado pelos bancos, entre outros.
Para facilitar o preenchimento, a gerente operacional da MG Contécnica e especialista em Imposto de Renda, Juliana Fernandes, sugere que o contribuinte utilize a última declaração do Imposto de Renda, que deve estar no computador pessoal e serve de base de dados para o novo documento.
Veja nove passos para preencher o imposto de renda e evitar problemas com o Leão:
1º passo – use a última declaração como base de dados
Sua última declaração do imposto de renda deverá estar no computador do trabalho ou em casa. No início do preenchimento, o programa da Receita pergunta se você quer importar os dados da antiga. Se nada tiver mudado, como endereço, por exemplo, vale a pena utilizar a ferramenta.
2º passo – junte todos os documentos
Coloque a papelada em ordem, conforme os campos de preenchimento do programa da Receita. Primeiro vêm os rendimentos tributáveis, depois os rendimentos isentos e não-tributáveis e, por fim, os rendimentos tributáveis exclusivamente na fonte.
Se, por algum motivo, o informe de rendimentos do banco não chegou, acesse sua conta pela internet e imprima os dados. Se a conta foi cancelada, procure a agência onde abriu a conta.
3º passo – junte tudo o que for dedutível
Tenha em mãos os comprovantes de pagamento de despesa médica, escola, dentistas, clínicas, entre outros. Você vai preencher a ficha “pagamentos e doações efetuadas”. Tenha cuidado na hora de escolher o código da categoria do profissional.
4º passo – revire o programa da Receita
Conhecer melhor o programa reduz as chances de erro. Provavelmente, o contribuinte vai errar por omissão, como a falta de uma informação por exemplo.
5º passo – Relação entre rendimento x patrimônio
Tome cuidado com os rendimentos tributados exclusivamente na fonte. As pessoas pensam que, se já foi tributado na fonte, não há motivo para declarar no Imposto de Renda. Só que esse rendimento aumentou o patrimônio do contribuinte, que pode ter comprado um determinado bem com esse dinheiro. A Receita vai chamar para saber de onde veio o dinheiro para a compra do patrimônio.
6º passo – procure ajuda especializada
Se você tiver alguma dúvida durante o preenchimento, é preferível esperar um dia ou dois para resolver a dúvida e entregar a declaração corretamente a enviá-la com erros.
7º passo – doações
Se você receber uma doação, é necessário colocar como rendimento, independentemente do montante. Por outro lado, a pessoa que doou também deve comprovar que ganhou dinheiro suficiente para repassar os recursos.
A especialista em IR da MG Contécnica, Juliana Fernandes, faz uma ressalva no caso de doações em espécie por causa de um imposto estadual, que incide sobre essas movimentações.
– No caso de doação em espécie, pouca gente sabe que tem um imposto estadual, o ITCMD, que incide sobre esses valores. Imagine o caso de um filho que não tem rendimento oficial e recebe um presente em dinheiro do pai. Se o valor passar de R$ 41.050, é necessário recolher 4% de imposto. A Receita tem um convênio com o Estado e se a declaração não acusar o recolhimento desse imposto, fica um débito no nome do contribuinte.
8º passo – estrangeiro no Brasil
O estrangeiro pode ficar como turista no Brasil por até 180 dias e, nesse tempo, não precisa fazer declaração. Depois desse prazo, ele passa à condição de igualdade de um brasileiro, é obrigado a fazer um CPF e, se tiver recebido rendimento tributável, vai ter que fazer a declaração.
9º passo – entregue no prazo e evite multas
A Receita espera que sejam enviadas 24 milhões de declarações até o dia 29 de abril, mas, até as 18h da última quarta-feira (20), somente 11,941 milhões de contribuintes tinham enviado o documento.
A multa mínima para quem não entregar a declaração no prazo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto de renda devido.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Martine e Kahena levam medalhas de ouro na vela
Brasileiras terminaram a competição com 48 pontos, contra 51 da dupla da Nova Zelândia
Caso Ceci Cunha vai a juri nesta segunda
Alagoas aguarda desfecho justo para a “chacina da Gruta”
PC localiza corpo no Tabuleiro do Martins
Policiais da Operação Asfixia investigam denúncia de “desova” no local