1ª BCS terá inauguração oficial nesta terça

31 / 05 / 11

A Defesa Social pretende entregar cada uma das três bases restantes do conjunto Osman Loureiro e dos bairros do Vergel e Jacintinho dentro das próximas semanas

Funcionando há dois anos de forma experimental no Conjunto Selma Bandeira, conseguindo reduzir drasticamente os índices de homicídio na região, a primeira Base Comunitária de Segurança será entregue oficialmente à comunidade nesta terça-feira (31) em solenidade festiva. Na inauguração, que contará com a presença do governador Teotônio Vilela Filho, a Secretaria da Defesa Social elaborou uma vasta programação, que inclui atendimento médico e social à população carente.

O anúncio da inauguração da primeira BCS foi feito pelo secretário Dário Cesar durante encontro realizado na última quinta-feira (26) na Seds para apresentação do projeto de polícia comunitária no Estado. Além das quatro bases construídas pelo Estado, Alagoas foi contemplado com mais 46 bases comunitárias financiadas pelo Ministério da Justiça, pelo Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

A Defesa Social pretende entregar cada uma das três bases restantes do conjunto Osman Loureiro e dos bairros do Vergel e Jacintinho dentro das próximas semanas, conforme a agenda do governador. De acordo com o secretário, cada unidade irá contar com um efetivo de aproximadamente 17 homens, além de duas motos e uma viatura destinadas exclusivamente ao policiamento comunitário.

Na reunião, Dário Cesar disse que, após a inauguração oficial das quatro bases comunitárias, a Defesa Social irá trabalhar na implantação de mais 12 unidades previstas pelo Pronasci. De acordo com o planejamento da Seds, as bases serão distribuídas por Maceió (5), Arapiraca (3) e Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro, que ganharão uma unidade.

Durante a explanação do projeto de policiamento comunitário, ficou demonstrada a necessidade de uma integração dos diversos órgãos públicos e entidades civis para alcançar o objetivo maior do programa, que é a redução da criminalidade em comunidades carentes. Mesmo em caráter experimental, o projeto no Selma Bandeira conseguiu reduzir drasticamente o número de homicídios naquela comunidade, onde nos últimos dois anos foram registrados apenas cinco homicídios, contra uma média mensal de cinco casos.

Na solenidade de inauguração, que começará a partir das 9 horas, a Defesa Social programou diversas atividades em conjunto com as demais secretarias envolvidas, incluindo emissão de carteira de identidade, consultas e exames médicos e oficinas sobre Educação Ambiental e do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), dentre outras.

Participaram da reunião, os secretários Jardel Alderico (Promoção da Paz), Herbert Motta (Trabalho e Emprego), e Eduardo Setton (Ciência e Tecnologia), além do comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva e diretores da Defesa Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *