Alagoano participa da exposição ‘Geração 00’ em SP

21 / 05 / 11

Mostra de fotos 'Geração 00 - A Nova Fotografia Brasileira' está em cartaz no Sesc Belenzinho, em São Paulo

A geração que vem realizando fotografia contemporânea no Brasil é a que retoma a experimentação, unida a uma grande subjetividade. Essa definição do crítico, curador e professor Eder Chiodetto torna-se uma das questões centrais da mostra Geração 00 – A Nova Fotografia Brasileira, que acontece no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Entre os fotógrafos com obras selecionadas para a exposição está o alagoano Jonathas de Andrade.

Curador da exposição, Chiodetto selecionou cerca de 170 obras de 52 fotógrafos ou artistas que utilizam o gênero em criações desenvolvidas nos anos 2000 para apresentar uma espécie de panorama da fotografia recente ‘infectada’ pelas novas tecnologias – seja na produção ou no pensar a foto.

A produção nesse segmento, no Brasil, vem cada vez mais ganhando espaço – pode-se ver, nesse sentido, uma criação crescente de cursos de graduação voltados para o gênero e de festivais. Até o mercado vai se abrindo para a área. Mas, como diz o curador, o cenário brasileiro está “longe do ideal”. Pelo menos, continua, “saímos do zero absoluto”. Nesse sentido, ele conta uma estimativa identificada: dos 52 participantes, 45% têm galeria que os represente.

A exposição tem em seu título a menção a uma “Geração 00”, mas alguns criadores presentes na mostra já são consagrados e começaram suas carreiras antes do período, como Cris Bierrenbach, Odires Mlászho, Caio Reisewitz, Rafael Assef. A veterana Claudia Andujar é a homenageada maior da exibição, representada por uma grande reprodução (de 12 m x 8 m) de uma imagem sua de 1976 da floresta amazônica realizada como parte de sua pesquisa tão própria sobre os índios ianomâmis.

A Nova Fotografia Brasileira até mesmo reúne uma maioria de fotógrafos e artistas, ainda que, grande parte deles jovens, já com destaque no cenário, mas apresentando um número ainda pequeno de revelações de criadores. De novos nomes presentes, pode-se citar Breno Rotatori, Marie Ange Bordas, Jéssica Mangaba e até o Fotorrepórter do Estadão, “paradigmático”, diz o curador, de algo de vanguarda no fotojornalismo (sete capas do jornal são exibidas em um televisor de LCD).

Entre os participantes da mostra, Chiodetto coloca como destaques da Geração 00 o mineiro João Castilho – representado por obras de sua “narrativa fantástica” da série Redemunho, inspirada em Guimarães Rosa -; o manauara Rodrigo Braga, que vive no Recife – ele exibe 17 fotos de Desejo Eremita, que une foto e performance; o alagoano Jonathas de Andrade – o artista apresenta a fotoinstalação Amor e Felicidade no Casamento, misto de teatro; e o coletivo Cia de Foto, que apresenta o ensaio Guerra.

A exposição, acompanhada de uma programação paralela de atividades na instituição, está dividida nos módulos Limites e Metalinguagem e Documental Imaginário/Novo Fotojornalismo, tendo, esse último, uma voz maior. “São obras de poder da narrativa, de beleza estética e simbólica, trabalhos que colocam um enigma sedutor”, diz o curador.

Serviço:

Evento – GERAÇÃO 00 – A NOVA FOTOGRAFIA BRASILEIRA;

LocaL – Sesc Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1.000;

Horário – 9h /22h (sáb., 9h/ 21h; dom., 9h/ 20h; fecha 2ª;

Período – Até 12/6.

Informações – Telefone 2076-9700.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *