Secretário de Ciência e Tecnologia visita Fits

02 / 05 / 11

NULL

Ciência e tecnologia ao alcance de todos, disseminação do conhecimento e seu compartilhamento com a sociedade e união de forças em favor da educação. Esses foram alguns dos assuntos em pauta na Faculdade Integrada Tiradentes durante a visita de Eduardo Setton, secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

Na quinta-feira (28), o secretário conheceu as instalações do campus e se reuniu com o diretor da Fits, professor Dario Arcanjo de Santana e com o responsável pelo setor de Pesquisa da Faculdade, professor Leconte Coelho. Durante a conversa, Eduardo Setton pôde conhecer as iniciativas da Faculdade no campo da pesquisa como o apoio a projetos, produção, concessão de bolsas (PROBIC, PROVIC e Fapeal), Semana de Pesquisa e Extensão (Sempex), entre outras iniciativas.

Na reunião, o secretário defendeu a importância de colaboração mútua e de estabelecer parcerias entre instituições para uma mudança efetiva no cenário educacional de Alagoas. A respeito disso, professor Dario salientou: “Somos uma empresa privada, mas também somos uma concessão pública, temos um compromisso social. Uma instituição de ensino não pode funcionar isolada, limitada aos seus muros”.

Eduardo Setton se mostrou satisfeito com as atividades sociais que a Faculdade tem desenvolvido junto às comunidades vizinhas, a exemplo do Fórum de Desenvolvimento Regional (que acontecerá no dia 7 de maio), os cursos de inclusão digital e as clínicas de saúde e Núcleo de Prática Jurídica. “Esse papel que vocês estão desenvolvendo é o que tenho pensando todos os dias” – disse o secretário, que assumiu a Secti desde janeiro, mas que possui um largo histórico de atuação no campo educacional. E disse mais: “Existe um distanciamento muito grande entre a sociedade e as universidades. A universidade pode ir muito mais além. As pessoas do Estado precisam de nós”.

Após a reunião, o grupo percorreu o campus e o secretário pôde conhecer a estrutura disponibilizada aos acadêmicos da Fits: laboratórios de informática e saúde, salas de aula climatizadas e equipadas com projetor e microcomputador, Biblioteca, Complexo de Comunicação Social, Centro de Psicologia Aplicada e Clínica de Fisioterapia.

Professor Dario salientou que a Faculdade estará à disposição da Secretaria para parcerias e atividades, e disse: “Temos procurado trabalhar de forma integrada. É necessário que haja uma conjugação de forças com esse propósito”. Para o diretor, o quadro de carência no Estado pode mudar se as instituições somarem as forças e esse o objetivo é comum a ambas as entidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *