Polícia apresenta quadrilha de assaltantes

08 / 06 / 11

Prisões foram realizadas no Agreste e no Sertão alagoano, onde os acusados praticavam os delitos

A Polícia Civil de Alagoas apresentou nesta quarta-feira (8) cinco integrantes de uma quadrilha especializada em roubos a bancos que vinha agindo no Agreste e no Sertão do Estado. A apresentação aconteceu na sede da Deic (Divisão Especial de Investigações de Capturas), e foi feita pelos delegados Maurício Henrique Duarte, da Diretoria de Polícia Judiciária da Área 2 – DPJA2, e Ana Luíza Nogueira, titular da Seção Especial de Roubos a Bancos (Serb).

A quadrilha foi presa depois de um trabalho de inteligência realizado por agentes da Serb e da Delegacia Geral da Polícia Civil. Foram detidos: Jailson Gomes Vieira, 24 anos, conhecido como “Taquarana”; Joelton Afonso da Silva, 24, o “Nego do Gado”; Elias da Rocha Santos, 29, Tiago Rodrigues de Brito, 25; e José Camilo Silva Neto, 28, o “Cazuza”. Todos tiveram prisão temporária decretada pelos juízes da 17ª Vara Criminal.

As prisões foram realizadas no Agreste e no Sertão alagoano, onde os acusados praticavam os delitos.

A delegada explicou que o grupo atuava na modalidade criminosa conhecida como “sapatinho”. Primeiro, eles escolhiam a agência bancária a ser roubada, sequestravam o gerente e mantinham a família dele em cativeiro, obrigando-o a ir até o banco para entregar o dinheiro.

Pelo menos dois dos acusados – Elias da Rocha e Joelton Afonso (o “Nego”) – já foram reconhecidos por testemunhas de terem participado nos roubos às agências do Banco do Brasil, Mata Grande e Lagoa da Canoa. O primeiro roubo ocorreu no dia 27 de abril deste ano e o segundo, em 6 de maio último.

Além disso, um dos integrantes do grupo confessou a participação dos dois comparsas nessas ações criminosas e contou ainda que Elias foi um dos autores do ataque ao Fórum de Olho D’Água das Flores, ocorrido também no mês de abril, quando foram levadas armas de fogo.

A polícia suspeita que existam mais pessoas envolvidas e investiga a participação da quadrilha também em assaltos contra casas lotéricas e estabelecimentos comerciais, especialmente na região de Arapiraca. Um desses assaltos teria ocorrido na cidade de Feira Grande.

A delegada Ana Luíza Nogueira informou que o bando já estava se articulando para praticar novos sequestros contra gerentes de bancos a fim de roubar as agências. Segundo ela, a prisão da quadrilha evitou a concretização do plano criminoso.

Os cinco presos serão indiciados pelos crimes de extorsão, formação de quadrilha e roubo qualificado.

Com a divulgação das fotografias dos acusados, a Polícia Civil espera que novas denúncias sejam feitas por pessoas que tenham sido vítimas do bando.

Quem tiver informações sobre as atividades dos acusados pode ligar para o Disque Denúncia da PC (0800 284 9390). O anonimato é garantido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *