Defesa Social lançará Projeto Ronda Cidadã

14 / 07 / 11

Denominado também de policiamento por quadrante, o novo modelo de segurança será responsável pelo patrulhamento 24 horas no raio de até 2,5 quilômetros

A Secretaria da Defesa Social irá lançar na próxima segunda-feira (18) o Ronda Cidadã, novo modelo de policiamento da Polícia Militar para combater roubos e assaltos na capital. O projeto visa a redução dos crimes contra o patrimônio. O lançamento será realizado às 9h no hotel Ponta Verde, com a presença de empresários de diversos ramos comerciais.

O anúncio foi feito pelo secretário Dário Cesar durante reunião nesta terça-feira (12) com o deputado federal Rui Palmeira, que conheceu os projetos que vêm sendo desenvolvidos na área de segurança pública para combater a criminalidade em todo o Estado.

Em uma primeira etapa, o Ronda Cidadã irá contemplar três áreas da parte baixa e mais três da parte alta de Maceió, incluindo os bairros de Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Tabuleiro e no Complexo Benedito Bentes. A proposta é garantir um policiamento permanente nas áreas comerciais da capital para coibir os roubos e assaltos.

Cada área ganhará um reforço na segurança formado por uma viatura monitorada com dois militares e mais duas motos. Além de rádios transceptores, os policiais terão um celular para que os comerciantes possam acioná-los para atender qualquer ocorrência.

Denominado também de policiamento por quadrante, o novo modelo de segurança será responsável pelo patrulhamento 24 horas no raio de até 2,5 quilômetros. Além do Ronda Cidadã, as áreas continuarão sendo policiadas normalmente pela PM.

Segundo o secretário da Defesa Social, o primeiro município a ser contemplado com o novo modelo de policiamento deverá ser São Miguel dos Campos, cuja prefeitura já demonstrou interesse em implantar também o projeto de Base Comunitária de Segurança.

Na reunião, o deputado Rui Palmeira defendeu a parceria entre a prefeitura e o Estado na área de segurança, visando à redução da criminalidade. Palmeira se comprometeu em procurar empresários locais para ajudar na construção de uma base comunitária e do Ronda Cidadã naquele município, que também contará com um sistema de videomonitoramento, formado por 10 câmeras a serem instaladas na entrada e saída da cidade.

Além de São Miguel dos Campos, serão contempladas com bases comunitárias Arapiraca, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro e Campo Alegre. A Defesa Social garantiu ainda para Maceió mais cinco bases a serem implantadas em áreas da periferia da capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *