Operação policial ocupa conjunto Carminha
Será imposta aos moradores uma espécie de toque de recolher, principalmente para restringir a movimentação dos menores de idade
Cerca de 150 policiais civis, militares e da Força Nacional cercaram na manhã de hoje o Conjunto Carminha, para tentar conter a onda de violência na região do complexo residencial Benedito Bentes, na periferia de Maceió. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação do Estado, acrescentando que o objetivo da operação é implantar no conjunto uma unidade de Polícia Comunitária, nos mesmos moldes das Unidades de Polícia Pacificadora implantadas nos morros do Rio de Janeiro.
De acordo com informações oficiais, será imposta aos moradores da região do Carminha uma espécie de toque de recolher, principalmente para restringir a movimentação dos menores de idade. Além disso, a ordem das autoridades de segurança é prender os traficantes responsáveis pela morte de uma moradora do conjunto, que antes de morrer foi torturada e teve a cabeça decepada. O crime ocorreu no último final de semana e deixou os moradores chocados com tamanha violência.
Nesse momento, é grande a movimentação de policiais fortemente armados circulando pelas ruas do conjunto. Dezenas de viaturas circulam pela região, além de helicópteros sobrevoando a área e dando cobertura aos policiais que participam da operação, que deve durar pelo menos até o final da manhã. O governo do Estado promete divulgar uma nota com as informações oficiais acerca da operação, que conta com o apoio da população, mas ainda provoca desconfiança em alguns moradores. Eles temem que a violência recrudesça depois que a polícia for embora.
O Carminha deve ser o segundo conjunto do complexo residencial Benedito Bentes a receber uma unidade de Policia Comunitária. A primeira base desse projeto, que conta com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, foi implantada no Conjunto Selma Bandeira, que também apresentava um histórico de violência preocupante. Com a implantação da base, no ano passado, a violência diminuiu no conjunto e os moradores do Selma Bandeira passaram a confiar mais nos policiais.
Crime bárbaro
Na madrugada do último domingo, um grupo de traficantes de drogas do Conjunto Carminha se dirigiu a residência da dona de casa Maria de Lourdes Farias Melo, de 26 anos, e cometeram um crime bárbaro. Na frente dos filhos e de um parente da vítima, os traficantes arrancaram a mulher de casa e a mataram na rua. O crime ocorreu na frente da residência da vítima. Os traficantes espancaram e mataram a tiros a dona de casa. Não conformados, eles arrastaram o corpo da jovem por alguns metros até a principal avenida do conjunto, onde arrancaram a cabeça e um braço da vítima, com golpes de foice.
Como se não bastasse, os algozes da dona de casa usaram o sangue da jovem escrever a palavra “cabueta” na frente da casa da vítima, num sinal claro de intimidação a quem se atreve a denunciar as barbaridades praticadas pelo tráfico na região. Por fim, eles ainda colocaram a cabeça da jovem espetada em uma estaca de uma cerca num terreno baldio, em um claro recado a comunidade local. Um morador disse que um policial teria revelado aos traficantes que a vítima estava passando informações para a polícia sobre as atividades do grupo.
“Aqui, ou a gente se cala, ou a gente se muda, porque quem tenta denunciar para a polícia o que acontece acaba desse jeito”, desabafou o morador.
Relacionadas
CSA e CRB fazem primeiro clássico do ano
CSA e CRB, as duas maiores forças do futebol alagoano, fazem no próximo sábado (5/2) o primeiro clássico do ano. Azulão e Galo se enfrentam pelo Campeonato Alagoano de 2022, pela primeira vez nesta temporada. O duelo, marcado para 17 horas, terá presença de torcedores, mas com o público limitado, por conta da pandemia do…
Alagoanos morrem soterrados em Franco da Rocha
Família alagoana está entre mortos no deslizamento de barreira em Franco da Rocha, na grande São Paulo Victor, Adriana e o filho do casal, de 1 ano e meio, eram de São Miguel dos Campos (AL) e moravam em São Paulo há cerca de um ano. Parentes de Alagoas acompanhavam buscas na cidade paulista. Deslizamento…
Mestre Laurentino morre aos 93 anos
Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestre Laurentino morre aos 93 anos José Laurentino Sirilo, mestre do Guerreiro alagoano. Ascom/Secult Morreu no último domingo (30/01), o Mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo. Ele era considerado ‘Patrimônio Vivo de Alagoas’ desde 2015. O enterro ocorreu na segunda-feira (31) no povoado de Perucaba, no município de Penedo. A morte se…
Prefeito do Pilar deixa o PSC e se filia ao MDB
O prefeito do Pilar, Renato Filho, mudou de partido. Deixou o PSC e é o mais novo filiado do MDB de Alagoas. A ficha de filiação dele foi assinada na noite da última quinta-feira (27/01), em reunião na sede do partido, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Durante o encontro que reuniu candidatos a deputados estaduais do…
Sem-terra fazem manifestações em Maceió
Trabalhadores rurais sem-terra – ligados à Frente Nacional de Luta (FNL), Terra Livre, Movimento de Luta Pela Terra (MLT), Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) –, iniciam nesta segunda-feira (31/1) uma série de manifestações em Maceió, com o objetivo de defender a reforma agrária e ter acesso a parte…
Centrão busca apoio em cidades pequenas para manter domínio no Congresso
O Centrão, bloco de partidos que dá as cartas na política nacional, tem o controle quase absoluto de boa parte das pequenas cidades do País, uma base capaz de se perpetuar independentemente das eleições presidenciais deste ano. Um levantamento feito nas últimas semanas pelo Estadão revela que o grupo considerado fisiológico tem votos em quase todos os municípios…
AL continua na fase amarela e Renan Filho vai anunciar retomada de eventos de entretenimento
O governador Renan Filho (MDB) deve anunciar nesta quinta-feira (23), a retomada gradual dos eventos de entretenimento. O novo decreto de distanciamento social controlado para o estado de Alagoas foi publicado ontem (23), na edição Suplementar do Diário Oficial do Estado e vai até o dia 30 de setembro. O decreto foi prorrogado por mais…
NA FASE AMARELA POR MAIS 7 DIAS, ALAGOAS LIBERA PÚBLICO DURANTE OS JOGOS OFICIAIS DA SÉRIE B
Secom Alagoas Alagoas seguirá por mais sete dias na Fase Amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, segundo decreto publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (22). O documento que liberou, com público de até 30%, a realização de jogos oficiais do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B entrou em vigor na…
Renan Filho assina ordens de serviço durante aniversário de 59 anos de Olho d`Água do Casado
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), esteve em Olho d`Água do Casado, no Sertão, para participar da festa de emancipação política da cidade, que completa nesta quarta-feira (22) 59 anos. Durante as festividades, o gestor estadual recebeu o título de cidadão casadense, concedido pela Câmara Legislativa Municipal. Renan Filho aproveitou a ocasião para anunciar…
Alagoas sai na frente no combate ao AVC
Com o programa “AVC dá Sinais”, quatro hospitais já estão aptos para o atendimento e a meta do Governo é chegar a dez unidades especializadas até novembro; utilização de aplicativo com tecnologia japonesa agiliza conduta médica Identificar e tratar adequadamente os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são os objetivos do programa lançado nesta segunda-feira…
Fersucro prossegue até hoje no Centro de Convenções
Evento reúne feira de equipamentos e simpósio sobre as novidades do setor canavieiro brasileiro
Motociclista pode ser condenado por subornar Policial
Expedito Silva ofereceu R$ 20 a policial rodoviário para ser liberado de fiscalização
Ufal em Defesa da Vida: depoimentos marcam 12º Ato
Organizadores do evento irão entregar às autoridades uma Carta Aberta em repúdio à impunidade e solicitando ações de combate à violência