Santa Mônica: Bactéria suspende atendimento

08 / 07 / 11

NULL

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), por contar com o serviço de neurocirurgia, recebeu um recém nascido há uma semana procedente de Delmiro Gouveia, com diagnóstico de hidrocefalia, para realização de derivação ventrículo peritoneal e, conforme rotina, foi colhido LCR e o resultado foi positivo para bactéria Neisseria Meningitidis tipo C. Este microrganismo necessita de quimioprofilaxia para contactantes e medidas de desinfecção específicas.

Para segurança dos contactantes e dos colaboradores, já foi iniciada o uso da rifampicina (antibiótico utilizado para diminuir o risco desta infecção) e o isolamento da unidade neonatal deve se manter até 24 horas do início deste antibiótico. Após este período, realizaremos a higienização terminal (por mais 24 horas) para recebermos com segurança novos recém nascidos.

O lactente (uma menina) foi transferido ontem para o HDT por ser o hospital especializado em doenças infectocontagiosas. Diante dos fatos, a MESM retomará o atendimento das gestantes de alto risco na próxima segunda (11).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *