Téo lembra menestrel nos 80 anos de FHC

01 / 07 / 11

Teotônio Vilela relembra Fernando Henrique Cardoso e seu pai, o menestrel das Alagoas, Teotônio Vilela, nos tempos da luta pela anistia e durante a campanha das “Diretas Já

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, participou nesta quinta-feira (30), no Senado Federal, da solenidade que marcou os 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Teotonio foi um dos principais oradores, falando em nome dos governadores do PSDB. Ele lembrou da convivência com FHC, por sete anos, quando eram correligionários no Senado.

Teotonio lembrou do ex-senador Fernando Henrique Cardoso junto a seu pai, o menestrel das Alagoas, Teotônio Vilela, nos tempos da luta pela anistia e nas andanças pelo Brasil afora, durante a campanha das “Diretas Já”.

Vilela lembrou de ex-companheiros de FHC importantes na fundação do PSDB, como José Richa, Mário Covas, Sérgio Motta, Franco Montoro. “Com essas pessoas, Fernando Henrique formou, muito mais do que uma sigla partidária, um programa e solidificação de princípios partidários”, disse Vilela.

Ele falou também sobre Fernando Henrique Cardoso como ministro e criador do Plano Real e lembrou de quando FHC foi presidente da República. “Fui presidente de nosso partido durante 5 anos em que ele foi presidente do Brasil, e muito aprendi com ele diariamente”.

O governador registrou também que o homenageado tem raízes em Alagoas. “Ele tem raízes mais precisamente na cidade onde nasci, a querida Viçosa. Temos parentes em comum, cito o comunista histórico Otávio Brandão, meu parente pelo lado paterno e parente de Fernando Henrique pelo lado materno”.

O governador finalizou seu discurso, lembrando o papel de FHC daqui para o futuro. “Quero destacar, nesses 80 anos de liderança, meu aplauso, meu entusiasmo e meu orgulho de brasileiro a testemunhar um líder, um intelectual, um homem disposto a inovar e descobrir novas bandeiras a partir dos 80 anos e segue agitando. Com a mesma ousadia e serenidade provocativa, ele nos aponta o futuro com a mesma jovialidade de seus 20 e poucos anos”, finalizou Teotonio Vilela.

O plenário Petrônio Portela do Senado ficou lotado, com a presença de autoridades dos três poderes e de diferentes siglas partidárias. Entre os convidados, estavam os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Grace, Gilmar Mendes e Carlos Ayres Britto, e parlamentares de diversos partidos, entre eles o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, senadores Marta Suplicy PT-SP, Eduardo Suplicy PT-SP, Álvaro Dias PSDB-PR e o presidente do Senado Federal, José Sarney. Também marcaram presença os governadores do PSDB Beto Richa, do Paraná; Simão Jatene, do Pará, e Siqueira Campos, do Tocantins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *