Vem aí a Série ‘D’ do campeonato brasileiro

08 / 07 / 11

Competição será disputada no periodo de 17 de julho a 13 de novembro

A Série ‘D’ do Campeonato Brasileiro de Futebol, competição equivalente à quarta divisão, terá sua terceira edição em 2011. A competição será disputada no periodo de 17 de julho a 13 de novembro, com a participação de 40 equipes que se classificaram através dos Campeonatos Estaduais ou torneios realizados por cada Federação. Alagoas será representada pela equipe do Coruripe, vice-campeã do Alagoano 2011.

O time alagoano, folga logo na primeira rodada da competição e fará sua estreia na segunda rodada jogando diante a equipe sergipana do River Plate, campeã estadual em 2011, no dia 24 de julho (domingo), às 16 horas, no estádio Fernando Fernandes, em Carmópolis-SE.

Em relação as duas edições anteriores, a Série ‘D’ 2011 sofreu alterações no seu formato de disputa. Na primeira fase os 40 clubes serão divididos em oito grupos de cinco clubes cada, agrupados regionalmente. Os dois primeiros de cada grupo classificaram-se a segunda fase, onde os 16 clubes restantes jogarão em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, classificando o vencedor para a terceira fase.

Na terceira fase os oito clubes restantes novamente jogarão em sistema eliminatório, classificando os vencedores para a fase seguinte. A disputa seguirá no sistema eliminatório com 4 clubes (semifinal), até restarem os dois finalistas. Os semifinalistas terão acesso a Série ‘C’ de 2012.

Esse será o último modelo com 40 clubes da 4ª Divisão, pois em 2012 será criada a Série ‘E’, e a Série ‘D’ ficará com a mesma quantidade de times das séries ‘A’, ‘B’ e ‘C’: 20 representantes e seguindo o mesmo regulamento da Terceirona.

Os participantes da Série ‘D’ 2012 serão definidos pela seguinte forma: os 4 rebaixados da Série ‘C’ 2011 mais os 16 melhores colocados da 4ª Divisão que não conquistaram o acesso. Os outros 24 clubes irão automaticamente para a Série ‘E’ sendo completada com mais 16 clubes por critério técnico.

A 5ª Divisão do Futebol brasileiro foi oficializada pela CBF em fevereiro e começará em julho de 2012, abrigando 40 times.

Participantes

Grupo 1: Penarol-AM, Cuiabá-MT, Nacional-AM,Vila Aurora-MT e Plácido de Castro-AC

Grupo 2: Trem-AP, Independente-PA, São Raimundo-PA, Sampaio Correa-MA, e Comercial-PI

Grupo 3: Guarani-CE, Santa Cruz-RN, Alecrim-RN, Santa Cruz-PE e Porto-PE

Grupo 4: Bahia-Feira-BA, River Plate-SE, Treze-PB, Vitória da Conquista-BA e Coruripe-AL

Grupo 5: Gurupi-TO, Anapolina-GO, Itumbiara GO, América TO-MG Gama-DF

Grupo 6: São Mateus-ES, Volta Redonda-RJ, Sendas-RJ, Villa Nova-MG e Formosa-DF

Grupo 7: Cene-MS, Oeste-SP, Mirassol-SP, Operário-PR e Cerâmica-RS

Grupo 8: Brusque-SC, Metropolitano-SC, Juventude-RS, Cruzeiro-RS e Cianorte-PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *