Educadores de Maceió serão avaliados por desempenho

31 / 08 / 11

É por meio dessa avaliação que o servidor da Semed consegue a progressão de nível

Educadores das escolas municipais de Maceió serão avaliados quanto ao seu desempenho. Para isso, diretores e coordenadores pedagógicos da rede participaram, na tarde desta terça-feira (30), de uma assembleia com a comissão responsável pela Avaliação de Desempenho dos Servidores do Magistério. A finalidade é analisar a atuação do profissional na função que ele exerce, objetivando a sua valorização.

De acordo com a presidente da comissão, Benúbia Correia, o objetivo da assembleia foi apresentar os procedimentos para a realização da avaliação dos educadores, que acontecerá no dia 4 de outubro. “Eles receberam instrução para a formação das subcomissões nas escolas”, explica Benúbia. Ela argumenta que o sistema de avaliação do desempenho é importante porque possibilita contribuir com o desenvolvimento dos servidores da Semed, e isso representa um ganho fundamental no processo de valorização do profissional.

Os educadores serão avaliados por meio de oito critérios, cuja proposta é melhorar a qualidade do seu trabalho: Senso de responsabilidade, relacionamento interpessoal, disciplina, produtividade, assiduidade, pontualidade, participação em processos de formação e participação em curso de aperfeiçoamento. Esses critérios se baseiam no planejamento das atividades de cada função.

Cada profissional do magistério será avaliado de acordo com sua função – por exemplo, diretor, coordenador, professor, bem como os técnicos pedagógicos da sede. Benúbia informou que a assembleia está sendo realizada com os representantes das escolas e dos educadores lotados na sede.

A proposta é que cada unidade de ensino forme sua própria subcomissão, desde que obtenha o consenso, ou seja, que seja escolhida por aclamação ou voto de seus pares. “Na terça-feira, nos reunimos pela manhã e à tarde com as escolas. Na quarta pela manhã demos continuidade com os professores lotados na sede”, reforça Benúbia Correia.

Durante a assembleia, os educadores recebem instruções de como serão desenvolvidas as etapas do processo para avaliação. “Será preciso convocar assembleia geral e formar uma subcomissão. Eles receberão um modelo de edital de convocação, de ata de registro e um formulário de frequência”, completa Benúbia, reforçando que é importante destacar que cada servidor avaliado receberá o comprovante de sua avaliação.

A avaliação dos servidores do magistério é realizada a cada dois anos. É por meio dessa avaliação que o servidor consegue a progressão de nível. Mais informações poderão ser tiradas nos plantões de atendimento que ocorrerão às quartas e quintas-feiras, durante o mês de setembro, na sala dos conselhos, na Semed, das 8h às 14h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *