Estado conta com novo sistema de monitoramento de chuvas

04 / 08 / 11

O monitoramento é feito 24 horas por dia a cada uma hora, indicando os níveis dos rios e da chuva nas noves estações hidrometeorológica

A Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que a causa das fortes chuvas que caíram neste final de semana foi decorrente da incidência dos ventos no quadrante leste e a umidade do oceano para costa leste do nordeste, efeito muito comum nesta época do ano.

Por meio do novo sistema de monitoramento hidrometeorológico nas bacias dos rios Mundaú e Paraíba, em funcionamento desde 20 de abril deste ano, é possível constatar uma suposta enchente com antecedência de 5 a 10 horas dependendo da distância da cidade. Este tempo é suficiente para evacuar a área, evitando supostos problemas ocorridos nas chuvas do ano passado.

O monitoramento é feito 24 horas por dia a cada uma hora, indicando os níveis dos rios e da chuva nas noves estações hidrometeorológica, sendo cinco em Alagoas e quatro em Pernambuco.

Em relação a Atalaia e União dos Palmares, que estiveram em sinal de alerta neste final de semana decorrente das chuvas, o coronel Gilson Romeiro da Defesa Civil informou que todas as medidas de segurança foram tomadas. Equipes foram deslocadas para local e orientaram a população sobre as medidas de evacuação, caso volte a cair fortes chuvas.

“Nosso papel é orientar a população para o estado de atenção em relação às fortes chuvas que poderão cair no Estado. Estamos monitorando toda região nordestina por meio do sistema de monitoramento hidrometeorológico dos rios Mundaú e Paraíba, para assim ter tempo de evacuar em caso de fortes chuvas e também nas cabeceiras pernambucanas ”, explicou o coronel.

Além do monitoramento, os municípios alagoanos receberam também celulares da Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com os Governos do Estado e Federal. Os telefones doados contém um um programa para medição de chuvas e rios. Outra medida adotada é o trabalho em conjunto das coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs), com a realização de trabalhos de conscientização com a população mostrando os riscos decorrentes das chuvas em caso de resistência para desocupação do local.

As incidências de chuvas no Estado sempre ocorrem entre os meses de abril a junho, este ano, neste período, já choveu 318 mm, quantidade acima do limite normal que é de 310 mm. Os dados meteorológicos são feito em uma margem de três dias, para esta terça-feira (2), quarta-feira (3) e quinta-feira (4), o Estado terá poucas nuvens e chuva pela manhã.

De acordo com o meteorologista, Emanuel Teixeira, o estado poderá ter um aumento da nebulosidade, indicando assim fortes chuvas para sexta-feira (5) e sábado (6), no litoral e zona da mata alagoana.

O monitoramento faz parte da parceria entre a Semarh, ANA, Defesa Civil Estadual e Municipal e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (Ministério de Minas e Energia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *