Governo lança projeto de acesso gratuito à internet

23 / 08 / 11

50 mil cartões de acesso deverão ser distribuídos em treze municípios de Alagoas

O Governo de Alagoas deu mais um importante passo visando ampliar a inclusão digital em Alagoas. Nesta terça-feira (23), foi lançado, no auditório do Sebrae, um programa de capacitação para entidades e secretarias municipais que vão trabalhar com um serviço pioneiro no País: a distribuição de cartões que darão direito à população de dispor dos serviços de lan houses e, dessa forma, acessar a internet gratuitamente.

O novo serviço será oferecido pelo governo estadual por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas), o Sebrae e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec). Para tanto, foi realizada previamente a seleção das entidades, o credenciamento das lan houses e a capacitação dos profissionais que vão atuar na iniciativa.

Durante o lançamento, o secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo, ressaltou a importância do projeto. “É um projeto audacioso e inovador, que garantirá o acesso à internet, principal fonte de pesquisa da atualidade, para aqueles que não dispõem de computador e que nunca tiveram essa oportunidade. Portanto, o governador Teotonio Vilela Filho, que já disponibiliza telecentros em várias instituições, dá mais um passo rumo à ampliação do direito da inclusão digital”, disse ele.

A primeira etapa do projeto será iniciada nesta quarta-feira (24), com participação dos municípios de Maceió, Paripueira, Rio Largo, Satuba, Marechal Deodoro, Pilar, Maragogi, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Japaratinga. Já a segunda fase será lançada nesta quinta-feira (25), com a inclusão das cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia.

Segundo a superintendente de Articulação Comunitária da Secretaria de Articulação Social, Dulceana de Sá Palmeira, para participar é preciso que a pessoa credenciada não tenha acesso a computadores – os beneficiados também não podem ter idade inferior a 12 anos, já que, por lei, é proibida a participação desse tipo de público em lan houses. A princípio, informa a superintendente, 50 mil cartões deverão ser distribuídos, sendo 10 mil somente nessa primeira etapa, que envolve a capital, Maceió.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *