Mais da metade dos policiais de AL estão acima do peso

25 / 08 / 11

NULL

O porte avantajado já levantava suspeitas, mas o comando da Polícia Militar de Alagoas resolveu tirar a prova: mediu e pesou os PMs. Mais da metade da tropa está acima do peso.

O porte físico dos militares em Alagoas chamou a atenção até do presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Sebastião Costa Filho. “Tem pessoas aí, policiais, com a barriga grandona. A gente vê policiais já sem nenhuma condição de estar na carreira, tanto masculino quanto feminino. Aí eu pergunto: uma pessoa dessas têm condições de ir atrás do bandido? Qual o treinamento que um policial desses tem?”, indagou.

Foi o que aconteceu quando uma mulher, usuária de drogas, conseguir fugir logo após ser presa depois de unhar e morder um policial. Mesmo algemada, ela escapou de um PM e só foi recapturada com a ajuda de vários homens.

O juiz Marcelo Tadeu chegou ao ponto de dispensar a escolta oferecida pelo estado, apesar de ter recebido ameaças de morte. “Com esse porte físico, não tem a menor condição de você se mexer. Nenhum movimento brusco você pode fazer, porque sua barriga vai impedir qualquer movimento”, declarou.

O alto escalão resolveu medir as gorduras a mais na Polícia Militar. O resultado não foi nada animador. Ao todo, 60% dos policiais militares em Alagoas estão acima do peso. O dado preocupou a corporação, que decidiu estimular a prática de exercícios físicos.

“É preocupante, sim, porque do sobrepeso para a obesidade não fica muito distante”, alerta o major Luís dos Santos de Santana, da Polícia Militar de Alagoas.

A meta é colocar em forma a turma que acaba de ingressar na Polícia Militar. Moisés Esperidião do Espírito Santo, aluno do curso de soldado, perdeu 12 quilos. “Após iniciar o curso de formação de praças, reduzi bastante a cervejinha no fim de semana para acompanhar o curso”, comentou.

O problema é que muitos relaxam depois de formados. “É dever da instituição e principalmente do policial militar zelar pelo seu condicionamento físico. Então, a gente faz um trabalho de conscientização”, disse o capitão Alberto Cardoso, da Polícia Militar de Alagoas.

Para os que persistem, o projeto “PM Saúde” uma vez por semana faz do quartel uma academia ao ar livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *