Utilizar sapato correto ao dirigir pode evitar acidentes

07 / 09 / 11

Quem for flagrado dirigindo de chinelos fica sujeito à multa de R$ 53,20, além de três pontos na CNH

Usar calçados adequados ao guiar o veículo é uma medida de segurança e evita que o motorista cometa uma infração de trânsito. Quem for flagrado dirigindo de chinelos, por exemplo, fica sujeito à multa de R$ 53,20, além de três pontos na CNH.

Segundo o diretor de segurança da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Marcus Vinícius Aguiar, calçados planos com solado firme, que mantenham a sensibilidade nos pés, são ideais. “Isso garante que o motorista não acelere mais do que o desejado.”

Além dos calçados proibidos por lei, Aguiar não recomenda uso de coturno e salto do tipo plataforma. “Eles confundem o motorista na hora de apertar os pedais.”

Embora não haja impedimento legal quanto à guiar descalço, especialistas não recomendam a prática. De acordo com o diretor da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) Dirceu Alves, nesses casos há grande possibilidade de o motorista machucar os pés nos pedais.

.: Motos

Ao guiar motos, o risco de ferimentos aumenta. “Os motociclistas apoiam os pés no chão ao parar (na maioria das motos) e nas trocas de marcha usam o peito do pé, que tem pouco revestimento muscular”, explica o especialista. “Por isso a proteção é fundamental.”

Ele afirma que o adequado é usar bota de couro de cano médio com revestimento na área do calcanhar. “Isso impede que o asfalto ‘coma’ a pele e exponha o osso em caso de acidente.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *