Alagoas presta reverência ao herói negro Zumbi

18 / 11 / 11

Programação do Dia da Consciência Negra concentra-se na Serra da Barriga, berço do herói da resistência negra

As atividades comemorativas do Mês da Consciência Negra, que estão acontecendo em Alagoas desde o início da semana, chegam ao seu ponto máximo neste domingo, com as manifestações em reverência a Zumbi dos Palmares, no alto da Serra da Barriga, em União dos Palmares, a 80 quilômetros de Maceió.

A Serra da Barriga é o berço do herói da resistência à escravidão, Zumbi dos Palmares. É lá no alto da serra, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde autoridades, grupos religiosos, quilombolas, integrantes do movimento negro e a população, em geral, prestão reverência a Zumbi. A subida da serra começa de madrugada.

Nesta última sexta, as atividades começaram às 15 horas na Quadra Municipal o Grupo Brilho da Paz, Coco de Roda Alto do Cruzeiro e Guerreiro União; às 20h, se apresentaram as bandas Dunah e The Prisma.

Neste sábado (19), a Praça Brasiliano Sarmento foi o paldo da festa da Consciência Negra, com apresentação das bandas de reggae Escrúpulo Douda, Jah Love e Edson Gomes.

Em União, na Praça de Alimentação, na região central de União, também haverá desfile Cívico na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte.

À noite, a programação artística encerra as comemorações no Palco 20, na Praça Basiliano Sarmento, onde se apresentam as bandas Raízes de Zumbi e Tribo de Jah (MA) e o cantor jamaicano Clinton Fearon.

As ações do Mês da Consciência Negra são promovidas pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares, em parceria com o Governo de Alagoas e a Fundação Cultural Palmares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *