Campanha de Vacinação Antirrábica começa neste sábado

03 / 11 / 11

A meta é vacinar 100% da população canina e felina do Estado, que corresponde 525.461 animais

Com o objetivo de evitar que Alagoas volte a registrar casos de Raiva Humana transmitida por cães e gatos, será iniciada neste sábado (5) a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A ação, que acontece até o próximo dia 11 traz como novidade a utilização de uma nova vacina, batizada TECPar/Biovet, amplamente testada para evitar reações adversas como às registradas no ano passado.

De acordo com o responsável técnico pelo controle da Raiva em Alagoas, Valmir Costa, a meta é vacinar 100% da população canina e felina do Estado, que corresponde a 353.765 cães e 171.696 gatos, totalizando 525.461 animais. Para isso, os proprietários de cães e gatos devem procurar os postos de vacinação mais próximos de sua residência, portando o cartão de vacinação do seu animal de estimação.

“Queremos ressaltar a total segurança da nova vacina, que foi testada pelo Ministério da Saúde. O resultado final mostrou que o processo de fabricação foi eficaz, já que as doses passaram por um processo de filtração, visando retirar as proteínas heterólogas bovinas”, informou Valmir Costa, acrescentando que a campanha deste ano irá contar com 11.305 técnicos municipais, 341 supervisores, 103 coordenadores e 3.510 postos fixos.

A doença – Caracterizada por ser uma doença infecciosa aguda, que uma vez instalada é sempre fatal, já que não há tratamento específico para ela. A raiva humana é causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais domésticos ou selvagens, a exemplo de cães, gatos, macacos, morcegos e do homem.

A transmissão da doença ocorre pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, por meio de lesão da pele do novo hospedeiro, a exemplo de uma arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Diante desta realidade, o coordenador do Programa de Controle da Raiva da Sesau, Valmir Costa, alerta que, “em caso de agressão por cães, gatos e outros animais, a pessoa exposta deve ser orientada a lavar o ferimento com água e sabão, além de procurar imediatamente assistência médica”.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva também recomendou que é importante “notificar e investigar o caso de atendimento antirrábico humano, monitorar o tratamento adequado e oportuno e recolher os animais errantes”. Ele destaca ainda que a vacinação é o principal instrumento de controle da doença, já que ela impede que o vírus atinja o ser humano e provoque óbitos.

Somente três casos no mundo conseguiram sobreviver – um deles foi um rapaz do interior de Pernambuco, em 2008. Em 2010 foram notificados dois casos de raiva humana no Brasil e os dois pacientes morreram. Um dos casos ocorreu no Rio Grande do Norte, por ataque de morcego, e outro no Ceará. Em Alagoas, o último caso da doença transmitida pelo cão ocorreu em 2003, no município de Marechal Deodoro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *