Governo lança cartilha sobre Orçamento Público

04 / 11 / 11

Sophia visa facilitar a compreensão sobre o ciclo orçamentário e estimular a participação da sociedade em sua construção e fiscalização

A cartilha do Orçamento Público – Sophia, elaborada pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), será lançada nesta segunda-feira (7), a partir das 10h, pelo secretário Luiz Otavio Gomes. O evento será realizado no auditório Aquatune, do Palácio República dos Palmares e contará com a presença do secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, e de alunos da rede pública de ensino.

A história em quadrinhos “Sophia em entendendo o Orçamento Público”, idealizada pela Superintendência do Orçamento Público (SOP) e inspirada na cartilha Sofinha, da Secretaria do Orçamento Federal (SOF), tem como objetivo não só facilitar a compreensão do ciclo orçamentário, mas estimular a participação da sociedade na construção do orçamento e na fiscalização de sua execução.

“O intuito é expor, através de uma leitura simples e agradável, como o orçamento é arrecadado e em que ele é aplicado. De forma clara, serão abordados o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA)”, destacou o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

A superintendente do Orçamento Público da Seplande, Vânia Veloso, ressalta que, por tratar de um assunto importante para a população, o Estado tem como dever facilitar a compreensão do orçamento, que é de difícil entendimento por apresentar uma linguagem técnica.

O conteúdo da cartilha foi elaborado pela equipe técnica da Seplande e a ilustração, diagramação e o projeto gráfico pelo Estúdio Alba. A narrativa da história em quadrinhos gira em torno da personagem adolescente Sophia, que tem a missão de desenvolver um trabalho sobre Orçamento Público e apresentá-lo em sala de aula. Para isso, ela conta com a ajuda de seus colegas, seus pais e técnicos da SOP. “O nome da personagem principal, a Sophia, foi escolhido por conter iniciais da sigla SOP (Superintendência do Orçamento Público)”, explica Vânia Veloso.

A cartilha será distribuída durante o evento desta segunda-feira – que contará com a presença da coordenadora de Assuntos Federativos Inovadores da SOF, Rosana Siqueira – e também em escolas públicas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *