Téo sanciona lei de criação da Nova Emater nesta quinta

28 / 11 / 11

Solenidade vai reunir cerca de mil agricultores, no Clube dos Fumicultores, a partir das 10h

O governador Teotonio Vilela vai sancionar a lei de criação do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável, ou Nova Emater, como já está sendo chamada, nesta quinta-feira (1º), a partir das 10h, no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca. O Projeto de Lei para criação do Instituto foi encaminhado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) no dia 12 de agosto. No dia 26 de outubro, o projeto foi aprovado pela ALE e retornou ao Executivo.

“A recriação da Emater será uma conquista principalmente para o pequeno agricultor, que precisa dos serviços de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Esses serviços são fundamentais para uma agricultura familiar que gere renda e dê condições às famílias do campo de continuar na zona rural sobrevivendo a partir da atividade que sabem fazer”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.

A solenidade desta quinta-feira, em Arapiraca, vai contar com cerca de mil agricultores de todas as regiões de Alagoas, representantes e dirigentes de sindicatos, associações, federações, cooperativas, secretários municipais, prefeitos e demais autoridades do segmento rural, além deputados e secretários de Estado.

A Nova Emater objetiva fortalecer e consolidar a produção e a comercialização no meio rural, por intermédio, especialmente, da geração, validação e apropriação, por parte do homem rural, de conhecimentos e tecnologias. “O investimento nesse campo repercute de forma imediata na produção de alimentos e na ocupação da mão-de-obra rural, gerando renda no campo e incorporando práticas ambientais em direção a uma agricultura ecologicamente sustentável”, completou o secretário Jorge Dantas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *