Caçamba mata dez pessoas em Feira Grande

09 / 12 / 11

Causas do acidente estão sendo investigadas e número de mortos pode aumentar já que entre os 20 feridos alguns se encontram em estado grave, na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca

Tragédia em Feira Grande, no Agreste alagoano, a 154 quilômetros de Maceió. Dez pessoas morreram e pela menos vinte ficaram feridas, na quinta-feira à noite, depois que um caminhão caçamba desgovernado invadiu a procissão em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição e atropelou dezenas de fiéis. Entre os mortos estão o motorista caçamba e pelo menos quatro crianças. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas e o número de mortos pode aumentar já que entre os feridos alguns se encontram em estado grave, internados na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.

Os moradores da cidade de Feira Grande estão em estado de choque. Quem participava da procissão viveu momentos de desespero e dor em pleno dia santo. A caçamba desgovernada atropelou os fiéis que participavam da homenagem à santa, por volta das 18 horas do dia 8 de dezembro, passando por cima de motos e das pessoas. Com o impacto da batida, a caçamba capotou e pegou fogo, junto com as mortos. Com as chamas, pelo menos seis pessoas morreram carbonizadas. A areia que estava na carroceria da caçamba agravou ainda mais o acidente e terminou matando soterrada uma das crianças vítima da tragédia.

O acidente deixou 20 feridos, encaminhados por ambulâncias do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Unidade de Emergência do Agreste Daniel Houly, em Arapiraca. Logo após a tragédia, foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros que havia 14 mortos; porém, em novo levantamento, constatou-se que alguns corpos haviam sido contados duplamente. Até o final da noite de ontem, em números oficiais, eram nove as vítimas fatais, mas hoje pela manhã uma criança, que estava hospitalizada, veio a óbito, pulando para 10 o número total de mortos na tragédia.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na entrada da cidade, onde centenas de pessoas caminhavam, em procissão, quando foram surpreendidas pelo caminhão desgovernado. “Por uma infeliz coincidência, a igreja fica no final da ladeira e o freio da caçamba, que descia, falhou, causando a tragédia”, explicou o sargento PM Santos, em entrevista à imprensa. Segundo ele, o caminhão arrastou e esmagou populares após atropelar as motos e capotar. Com o impacto, o veículo foi incendiado e seis corpos chegaram a ser carbonizados, dentre eles, o do motorista, de um homem e uma mulher, ambos de 40 anos.

Já sobre os corpos não carbonizados, há três crianças – um menino e duas meninas, entre 10 e 12 anos. Uma outra criança morreu no hospital, na manhã desta sexta-feira (9/12). O coronel Ananias – comandante da operação – confirmou que oito corpos foram encontrados próximo à caçamba, uma vítima morreu a caminho da UE e outra, na própria unidade. Com isso, oficialmente, são dez as vítimas fatais, algumas das quais só poderão ser identificadas após exame de DNA, já que ficaram co0mpletamente carbonizadas. Famílias e amigos foram compareceram ao IML de Arapiraca na expectativa da liberação dos corpos.

Logo após o acidente, três viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas à cidade, sendo uma de socorro, outra de resgate terrestre e uma de incêndio. Apesar de o fogo ter se espalhado imediatamente, as chamas foram controladas com rapidez pelas equipes de Bombeiros. A assessoria da UE do Agreste informou que 11 pessoas deram entrada no local, porém, uma delas, identificada apenas como Bruniele, de 3 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. O estado de saúde de duas vítimas – identificadas como Maurício Francino Silva, 15 anos, e Maria Neuza Ferreira Santos, 50, – é considerado gravíssimo.

Outros fiéis foram levados para unidades de saúde mais próximas, mas sem muita gravidade. A maioria com pequenos ferimentos e escoriações. Depois de atendidos, os feridos foram liberados e retornaram às suas casas. A cidade está de luto. Os moradores disseram que Feira Grande, município pequeno com pouco mais de 22 mil habitantes, nunca viveu uma tragédia tão grande como essa. “Foi horrível, não temos palavras para descrever essa tragédia”, comentou um morador da cidade, que teve o carro atingido de raspão durante o atropelamento coletivo. As causas do acidente ainda serão investigadas.

Confira relação de feridos

Maria Aparecida Ferreira, 34
Maria José Ferreira, 37
Jasson Quintino de Barros, 66 (será submetido a procedimento cirúrgico)
Cícero Barbosa Silva, 64
Juliane Bonfim dos Santos, 19
Miguel Cipriano dos Santos, 62
Paloma Rose Rodrigues, 8 (será submetida à cirurgia)
Maurício Francisco Silva, 15 (passará por tomografia)
Maria Neusa Ferreira Santos, 50 (também fará tomografia)
Neguinho do Dé, encaminhado por populares à UE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *