Ensino a distância na Ufal abre 400 vagas

09 / 01 / 12

181 são destinadas a professores da rede pública de ensino e 219, ao público em geral

A Universidade Federal de Alagoas está com inscrições abertas, para ingresso em três cursos na modalidade a distância, até 27 de janeiro, às 23h59. Todo processo será feito exclusivamente pela internet, no site da Coordenação Permanente do Vestibular (Copeve). São 400 vagas nos cursos de graduação em Pedagogia, Matemática e Física, todos em licenciatura.

O valor da taxa de inscrição é de 50 reais, mas o candidato que comprovar não ter condições financeiras de arcar com a despesa, pode requerer a isenção até 23h59 do próximo dia 13 de janeiro. Ele deverá preencher os requisitos constantes no Edital UAB 2012, publicado no site da Copeve.

Das 400 vagas, 181 são destinadas a professores das redes públicas de ensino municipais e estaduais, por meio da Plataforma Paulo Freire, que ainda não têm formação superior. As 219 restantes, para o público em geral, desde que tenha o ensino médio concluído. A Plataforma Paulo Freire faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e é uma das formas disponibilizadas para aprimorar a educação no país.

De acordo com o professor e pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros, há um número elevado de professores em Alagoas que não possuem formação superior na sua área de atuação. “A cada ano, há um esforço conjunto na Ufal para corrigir esse déficit, para capacitar os professores e, consequentemente, melhorar a qualidade do ensino médio”, assegurou.

Há quatro anos, os cursos a distância ofertados pela Ufal recebem financiamento do MEC. Em 2010, foram ofertadas 780 vagas e, esse ano, são 400 neste primeiro semestre. Mas a previsão, de acordo com Amauri Barros, é abrir pelo menos mais dois cursos no segundo semestre: Geografia e Ciências Sociais já estão confirmados.

A maioria dos cursos a distância funcionam de formas semipresencial,com aulas presenciais aos finais de semana, nos polos espalhados nos diversos municípios alagoanos. Para a oferta atual, temos cursos nos municípios de Arapiraca, Maceió, Maragogi, Olho D´Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema.

Provas

O cartão de inscrição será disponibilizado a parir de 14 de fevereiro de 2012, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br e as provas serão realizadas próximo dia 26 de janeiro, nas cidades onde funcionarão os polos. Segundo o pró-reitor, o candidato fará o exame na cidade sede do polo para o curso ao qual se inscreveu. Todas as provas ocorrerão no mesmo dia e horário.

A relação dos aprovados no processo seletivo, com classificação e pontuação,estará disponível no site da Copeve, no Edital UAB 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *